1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Conselho prepara ação preventiva contra queimadas na Amazônia
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Conselho prepara ação preventiva contra queimadas na Amazônia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou por videoconferência, nesta quarta-feira (25), da primeira reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. No encontro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, presidente do Conselho, apresentou a estrutura, a estratégia e ações imediatas do Conselho.

 

A prioridade será a ação preventiva para impedir este ano as queimadas e o desmatamento ilegal na Amazonia. Os ministérios deverão indicar em breve os técnicos para compor as comissões e subcomissões do Conselho da Amazônia.

 

Foto: Recente área queimada e desmatada dentro da Floresta Nacional jamanxim. Floresta Amazônica - Pará / Brasil - Istock 

 

Prevenção queimadas

 

Tereza Cristina destacou que o Ministério da Agricultura tem muito a contribuir para o desenvolvimento social e produtivo dos pequenos produtores da Amazônia, especialmente com a regularização fundiária na região. “A titulação das terras da Amazônia é fundamental. Já estamos desenvolvendo e começando a fazer essa titulação”, disse.

 

A ministra também falou sobre a necessidade de implementar urgentemente uma campanha de prevenção de queimadas dentro dos assentamentos da Amazônia. “É fundamental para a imagem da agricultura brasileira. Temos que deixar de ser telhado para ser vitrine. Já somos vitrine, mas precisamos reverter a nossa imagem lá fora”, destacou.

 

A próxima reunião do Conselho será em junho. Entre as principais atribuições do grupo estão: coordenar e integrar as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal, propor políticas e iniciativas relacionadas à preservação, à proteção e ao desenvolvimento sustentável, de forma a contribuir para o fortalecimento das políticas de Estado e assegurar a ação transversal e coordenada da União, dos Estados, dos Municípios, da sociedade civil e do setor privado.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias