Oferecido por
Fortes áreas de instabilidade se desenvolveram sobre o norte do Rio De Janeiro na noite da terça-feira, 31 de março, e avançaram para o Espírito Santo na madrugada desta quarta-feira, 1 de abril. A chuva caiu forte e volumosa em vários locais do Norte Fluminense e sobre o Sul do Espírito Santo.
Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia e pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.
Total em 6 horas, entre 3h30 e 9h20 de 1/4/2020 (dados do CEMADEN)
Itapemirim: 84,0 mm
Rio Novo do Sul: 59,0 mm
Mimoso do Sul: 59,6 mm
Atílio Vivacqua: 43,2 mm
Cachoeiro de Itapemirim: 29,3 mm
No Norte Fluminense, entre 9h do dia 31 de março e 9h de 1 de abril, o CEMADEN registrou 56,2 mm em Miracema e 52,6 mm em Campos dos Goytacazes. Já o INMET registrou 66,0 mm em Macaé neste período
Atenção para a chuva forte nesta 4ª feira
A circulação de ventos sobre a Região Sudeste, em vários níveis da atmosfera, mantém as áreas de instabilidade sobre o Espírito santo, o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.
O mês de abril começou com alerta e situação de perigo para chuvas fortes e volumosas principalmente no norte do Rio de Janeiro, no centro-sul do Espírito Santo e no centro-leste de Minas Gerais.
Nesta quarta-feira (01/04), o tempo segue instável e ainda há risco de chuva moderada a forte até o fim do dia na Grande Vitória. A região da Grande Belo Horizonte também pode ter chuva moderada a forte na tarde e noite e hoje. Para a região do Grande Rio também tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, mas que devem ser com até moderada intensidade.
As demais regiões do Espírito Santo, do estado do Rio de Janeiro, a região da Zona da Mata Mineira, o Sul de Minas, Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo podem ter algumas pancadas de chuva passageiras entre a tarde e a noite de hoje.
Sudeste tem mais pancadas de chuva nesta quinta
Nuvens carregadas podem crescer nesta quinta-feira, 2 de abril, por quase toda a Região Sudeste. Há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todas as áreas da Região, incluindo as capitais São Paulo e Belo Horizonte.
Não deve chover no norte de Minas Gerais, no litoral norte de São Paulo, no litoral sul do Rio de Janeiro e na região da cidade do Rio de Janeiro.
A região de Vitória pode ter pancadas de chuva também de manhã.