Oferecido por
Uma massa de ar seco atua no Sul do Brasil e inibe condições para a ocorrência de chuva na maioria das áreas da Região. Nesta quinta-feira, o nível de umidade relativa do ar ficou entre 21% e 35% em vários locais da Região Sul. No sul do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 21% de de umidade no ar em Icaraíma.
Nos próximos dias, a intensificação da infiltração marítima favorece o aumento da instabilidade em parte da costa da Região Sul.
Ar seco predomina nesta sexta
Nesta sexta-feira (10), uma massa de ar seco predomina na Região Sul e reduz a umidade presente na atmosfera, o que inibe a formação de nebulosidade.
Quase todo Sul do Brasil tem um dia com muito sol e poucas nuvens, mas devido ao ar frio de origem polar, a temperatura não se eleva muito e fica amena na maior parte do dia. Ainda faz frio ao amanhecer, mas não tanto como nesta quinta-feira.
Dica para a quarentena: filmes que se relacionam com o tempo
Chuva no litoral
Por causa do aumento da infiltração marítima (vento que sopra do mar e leva umidade do oceano para o continente), há condições para chuva rápida e passageira no litoral e leste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre, na região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também no litoral sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis.A chuva que ocorrer será fraca.
Florianópolis registrou recorde de frio em 9 de abril
Ressaca
Atenção! O mar continua muito agitado nesta sexta-feira em toda a costa da Região Sul e há risco de ressaca.
Massa de ar seco no fim de semana
Durante o fim de semana, o ar seco predomina sobre a Região Sul do Brasil. A tendência é de elevação da temperatura, mas a noite e o amanhecer ainda serão frios.
No sábado, 11 de abril, o tempo continua estável em quase toda a Região Sul e só há expectativa de chuva rápida, a qualquer hora do dia, no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, no litoral do Paraná e na Grande Curitiba.
No domingo, 12, a infiltração marítima enfraquece e o ar seco predomina por toda a Região Sul e não há expectativa de chuva.
Ar seco aumenta o risco de gripes e outros doenças respiratórias
Foto de Emerson Wolf, Barra Velha (SC)