Oferecido por
O ar frio de origem polar entra com mais força sobre o Sul do Brasil na madrugada desta quinta. temperar um pouco e nas áreas serranas há risco de geada. temperaturas próximas de 0°C devem ser observadas em nos três estados da Região Sul.
Sol e mais frio
O presença do ar frio de origem polar sobre o Sul do Brasil deixa toda a Região com menos umidade. O ar fica seco e esta quinta-feira será ensolarada e muitas áreas vão ficar com céu todo azul. Só leste do Rio Grande do Sul deve ter muitas nuvens de manhã. Depois a nebulosidade diminui por lá.
O sol e o tempo seco vão predominar por todo o Sul do Brasil até o domingo. Até lá, não tem previsão de chuva.
Mas atenção com a queda da umidade do ar! Isto deixa as vias aéreas respiratórias (boca, olhos, narinas) mais sujeitas a entrada do novo coronavírus além de outros vírus de gripes. Os níveis de umidade vão baixar nos próximos dias e muitas áreas da Região Sul devem passar várias horas com níveis de umidade em torno dos 30% e até abaixo deste valor.
Foto de Maria Josélia Augusta, Curitiba (PR)
#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.
Geada e recorde de frio
Esta quinta-feira, 16, amanhece bastante fria em toda a Região Sul, com temperaturas entre 0°C e 5°C em várias regiões dos três estados.
O frio aumenta em Curitiba e em Florianópolis e estas duas capitais podem bater o recorde de menor temperatura para este ano na madrugada desta quinta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em 2020 em Curitiba até agora é de 9,1°C, em 4 de abril, e em Florianópolis a menor temperatura até agora é 12,9°C, em 9 de abril. Não há expectativa de novo recorde de frio para Porto Alegre a menor temperatura este ano na capital gaúcha é de 11,7°C, em 8 de abril.
Há condições para geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Notícias sobre saúde e como se proteger da covid-19
Vento enfraquece, mas mar fica agitado
Enquanto isso, um ciclone extratropical se afasta do litoral gaúcho e assim o vento vai diminuir de intensidade. Nesta quarta-feira, 15, o Instituto Nacional de Meteorologia ainda registrou rajadas variando de 65 até 95 km no sul e leste do Rio Grande do Sul e também na serra de Santa Catarina.
Confira abaixo as rajadas mais intensas registradas pelo INMET no período entre 15 horas do dia 14 e 15 horas de 15 de abril de 2020.
Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 95 km/h
Mostardas (RS): 90 km/h
São José dos Ausentes (RS): 79 km/h
Santa Vitória do Palmar (RS): 72 km/h
Tramandaí (RS): 65 km/h
Luvas descartáveis: proteção enganosa contra covid-19
Ressaca
Os fortes ventos causados pelo ciclone extratropical deixaram o mar muito agitado e grandes ondas cresceram. O ciclone começa a se afastar para alto-mar nesta quinta-feira, 16, mas o mar segue agitado em toda a costa da Região Sul.
A Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca entre a região Chuí (RS) até o cabo de Santa Marta (SC), na região de Laguna, com ondas de até 2,5 metros