Oferecido por
A madrugada desta quarta-feira, 22 de abril, foi a mais fria do ano até agora em Vitória, capital do Espírito Santo. O INMET registrou 18,5°C de temperatura mínima por medição automática. Este tipo de medição é feita sem auxílio de uma pessoa, apenas por um instrumento que mede e transmite a informação automaticamente. O recorde anterior de menor temperatura Vitória este ano era de 19,2°C, em 14 de abril.
A madrugada desta quarta-feira foi amena por quase todo o estado do Espírito Santo, em geral com temperaturas abaixo dos 20°C. A menor temperatura no estado foi de 13,8°C em Santa Teresa, mas não ouve recorde de frio por lá. A menor temperatura nesta cidade capixaba foi de 13,6°C em 25/3/2020, segundo o INMET.
O resfriamento foi causado pela combinação da presença de ar frio de origem polar, que está espalhado sobre a Região Sudeste, e a pouca nebulosidade na madrugada na maior parte do estado. Este é o efeito de perda radiativa.
Noites com poucas nuvens são mais frias
A perda radiativa é a perda natural de calor na atmosfera que ocorre todos o dias, mas é mais acentuada em noites com pouca ou nenhuma nebulosidade. A cobertura de nuvens à noite funciona como um cobertor que ajuda a reter o calor que sai da superfície. Sem as nuvens, este calor é perdido, “escapa” facilmente para o espaço.
#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.
Na imagem captada pelo satélite GOES 16 às 6h30 (Brasília, 9h30 UTC) de 22/4/2020, as áreas em preto indicam pouca ou nenhuma nebulosidade. As nuvens aparecem em tons de cinza. A região de Vitória estava quase sem nuvens.
As áreas escuras indicam pouca ou nenhuma nebulosidade
Dicas para se proteger de gripes, resfriados e da covid-19
Madrugadas amenas
O Espírito Santo terá noites com temperaturas amenas nesta quinta-feira e também na sexta-feira. Até lá, o sol predomina no estado e não tem previsão de chuva. Mas a nebulosidade aumenta no fim de semana, volta a chover em vários locais do estado, incluindo a região da Grande Vitória. O aumento da nebulosidade vai aquecer o ar durante as noites.
Luvas descartáveis: proteção enganosa contra covid-19
Foto de Marcelo Pinheiro, Vitória (ES)