Oferecido por
Como vem sendo anunciado pela Climatempo há vários dias, uma forte massa de ar frio, de origem polar, começou a influenciar o Brasil na quarta-feira, 6 de maio, e já gelou a Argentina e o Uruguai. O serviço Nacional de Meteorologia da Argentina registrou até 7,8°C negativos em Chapelco.
No Brasil, o ar gelado começou a ser sentido na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul que esfriou muito nesta quarta-feira, mas também em Mato Grosso do Sul. De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia,a menor temperatura no Brasil no dia 6 de maio foi de 3,6°C, em Bagé, na fronteira com o Uruguai. Foi uma queda de cerca de 9°C em 24 horas, pois Bagé teve temperatura mínima de 12,8°C no terça, 5 de maio.
A temperatura despencou tanto no Rio Grande do Sul como em Mato Grosso do Sul . Por volta das 15 horas (hora de Brasília), as maiores temperaturas em Mato Grosso do Sul não passavam de 24°C. De forma geral, a temperatura caiu de de 7°C a 13°C no estado em 24 horas.
O sul de Mato Grosso também começou a sentir o frio. Em Alto Taquari, cidade na divisa com Goiás e Mato Grosso do Sul, a temperatura mínima foi de 15,3°C, segundo o INMET.
A noite da quarta-feira terminou gelada na cidade São Paulo, que também já sentia a presença do ar polar. Às 23 horas, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, registrava 13°C, vento de 26 km/h e sensação térmica de 8°C.
Ar polar se intensifica nas próximas 48 horas
Mas é durante esta quinta-feira, 7 de maio, e na sexta-feira, dia 8, que o ar frio desta grande e forte massa de ar polar se espalha de vez sobre Brasil e com muita força.
O centro da massa de polar, que é a região de frio mais intenso e de ar mais seco vai passar sobre a Região Sul nos dias 7 e 8 de maio. Estes dois serão o pico do frio no Sul do Brasil, mas também em muitas áreas do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas e parte do estado de São Paulo.
No fim de semana, 9 e 10 de maio, o centro da massa polar estará mais próximo da Região Sudeste e fazendo o frio aumentar.
Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)
#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.
Menor temperatura no Brasil em 2020
A menor temperatura em 2020 medida pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - em 2020 até o dia 6/5/2020 foi de 1,7°C abaixo de 0°C no dia 16 de abril, em General Carneiro, no Paraná.
A estação meteorológica localizada a 2450 metros de altitude, no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio De Janeiro, registrou -5,1°C no dia 30 de abril. Porém, este local não é habitado e está numa altitude muito elevada.
Já a menor temperatura registrada em 2020 pelo Epagri-Ciram, órgão do governo de Santa Catarina para o monitoramento meteorológico e agrícola, até o dia 6 de maio, foi de 3,7°C abaixo de 0°C em Urupema/Parque Exposição, em 8 de abril.
Até o dia 10 de maio, o Sul do Brasil deve registrar temperaturas abaixo de 0°C.