Oferecido por
A madrugada de 11 de maio foi a mais fria do ano até agora em Brasília. O INMET registrou 12,8°C de temperatura mínima. O recorde anterior era de 13,1°C, em 3 de maio.
A queda da temperatura está associada ao forte movimento de subsidência do ar provocado pela grande massa de ar frio de origem polar que influenciou o Brasil nos últimos dias. O movimento de subsidência sempre ocorre na passagem de sistemas de alta pressão atmosférica, como uma massa de ar frio, e traz o ar mais seco e frio dos altos níveis da atmosfera para as camadas de ar próximas da superfície.
Este sistema começou a esfriar o país no dia 6 de maio e durante o fim de semana de 9 e 10 de maio, a parte mais forte desta massa de ar frio (o centro do sistema) passou pelo litoral da Região Sudeste. Isto ajudou a esfriar mais a região do Distrito Federal.
Ar seco
O sol e o tempo seco, com pouca ou nenhuma nebulosidade durante o dia, predominam sobre Brasília até a quinta-feira, 14 de maio.
Deve voltar a chover durante a sexta-feira, 15, e no próximo fim de semana, com a passagem de uma frente fria pelo Brasil.
#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.
Foto de Adélcio Guimarães, Brasília (DF)