Oferecido por
No começo de abril de 2020, o mundo teve mais uma notícia ruim e preocupante sobre a pandemia do coronavírus Sars Cov-2: alguns felinos do zoológico de Nova Iorque, nos Estados Unidos, testaram positivo para a covid-19.
Este fato levantou muitos questionamentos e pôs uma dose a mais de medo nas nas pessoas por causa dos seus bichinhos de estimação.
Como tigresa de Nova Iorque pegou a doença? E os outros felinos? Só felinos contraíram a covid-19? Por quê? Os gatos, cachorros e outros animais que criamos em nossas casas podem contrair a covid-19?
Em poucos meses, a covid-19 deixou de ter aspectos apenas pneumológicos e assumiu também características cardíacas, renais, dermatológicas, neurológicas, afetando diferentes áreas do sistema vital do ser humano.
A comunidade científica está fazendo um esforço concentrado para entender o que é, como se propaga e como controlar este novo coronavírus e a covid-19.
Por enquanto ainda são perguntas demais e poucas certezas sobre os efeitos deste coronavírus em humanos e também em animais domésticos.
Pets podem contrair e transmitir a covid-19?
Afinal, os pets podem contrair e transmitir a covid-19?
Para esclarecer sobre este assunto e outros aspectos da virologia animal, o Clima entre Nós conversou com Paulo Eduardo Brandão, PHD em medicina veterinária e sua especialidade é virologia. Atualmente Paulo Brandão é professor associado em doenças infecciosas na faculdade de veterinária da USP - Universidade de São Paulo.
Ele alerta também sobre o perigo de outra doença transmitida especialmente por cães e que anualmente mata cerca de 50 mil pessoas por ano em todo o mundo.
O podcast Clima entre Nós está disponível nas principais plataformas de podcasts e também no canal da Climatempo no Youtube.
Boa escuta!
Apple podcast, Google podcast, Spotify podcast