1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Projeto mapeia iniciativas de economia solidária na pandemia
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Projeto mapeia iniciativas de economia solidária na pandemia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O site do projeto AgroEcos está mapeando as iniciativas no âmbito da economia solidária que facilitem a comunicação entre o consumidor e o produtor rural durante o período da pandemia da Covid-19 e do necessário isolamento social. O projeto, que reúne pesquisadores da Unesp, da Open University (Reino Unido) e da Comunidad de Estudios Jaina (Bolívia), tem como um de seus objetivos Identificar e fortalecer as capacidades da comunidade para uma economia solidária baseada na agroecologia.

 

No Brasil, o AgroEcos atua principalmente nos territórios da Baixada Santista e da região da Costa Verde, que engloba o litoral sul fluminense e litoral norte de São Paulo. Na Bolívia, o projeto atua no território do Valle Central. Para conhecer melhor o projeto, acesse o site: https://projetoagroecos.wixsite.com/meusite. 

 

Iniciativas

 

No município de Mongaguá, na Baixada Santista, por exemplo, o site do AgroEcos deu visibilidade a uma rede de de produtores locais que divulgam seus produtos e contatos para que os consumidores da cidade. Iniciativa semelhante foi divulgada em relação à algumas comunidades tradicionais nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, que estão recolhendo doações de mantimentos e dinheiro. Em Peruíbe, outra rede solidária disponibilizou o contato de mais de 50 produtores, artesãos e prestadores de serviço. Na região do Valle Central, na Bolívia, iniciativas parecidas também foram mapeadas e divulgadas no site do projeto.

 

A página do projeto abre espaço para a divulgação de outras iniciativas semelhantes e pede para interessados entrarem em contato por meio da página: https://projetoagroecos.wixsite.com/meusite/contato.

 

A divulgação das iniciativas está em linha com a proposta da economia solidária, que estimula a interdependência entre as atividades econômicas no intuito de assegurar a sobrevivência e bem estar dos trabalhadores, promovendo relações de cooperação que melhoram as capacidades coletivas e constrói circuitos curtos que aproximando os produtores dos consumidores.

 

O projeto AgroEcos tem apoio do Reino Unido por meio do Arts & Humanities Research Council (AHRC) e do Global Challenges Research Fund (GCRF) e a parceria do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) e do seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL), ambos da Unesp.

 

A Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp colabora com a gestão administrativa e financeira do projeto, além de atuar na comunicação com o parceiro britânico na negociação dos acordos, repasses de recursos internacionais e prestação de contas.

 

por: ACI Unesp

 

Leia também: Pesquisa mundial analisa impacto da covid-19 na mobilidade

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias