Oferecido por
A tarde da segunda-feira, 22 de junho, foi a mais seca deste ano até agora na cidade do Rio De Janeiro, pelo menos na zona oeste carioca. Nessa região da cidade, a umidade relativa do ar baixou para apenas 20% durante a tarde, pela feita na estação meteorológica da Vila Militar, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de baixa umidade neste local era de 22% no dia 1 de junho.
Acentuada queda do nível de umidade no ar está relacionada com a atuação de uma forte massa de ar seco que está influenciando quase tudo no Brasil nos últimos dias. Porém o centro desta massa de ar seco está atualmente perto da costa da Região Sudeste, fazendo com que os níveis de umidade no ar tenham uma queda mais acentuada em todos os estados da Região.
Atuação desta massa de ar seco tende a enfraquecer sobre a Região Sudeste nos próximos dias. Assim, é pouco provável que o Rio de Janeiro volte a registrar outra tarde tão seca assim até o fim desta semana.
Ar seco predomina no BR esta semana
Foto de Bruno Ferraz Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)
Frente fria fraca
Nesta terça-feira, o calor diminui e a umidade aumenta no Rio de Janeiro por causa da passagem de uma frente fria, em alto-mar, ao largo do litoral fluminense. Apesar da formação de algumas nuvens no decorrer do dia, não há previsão de chuva por enquanto. O Esta frente fria é fraca e o tempo seco e quente predomina no Rio de Janeiro até a sexta-feira
Frente fria forte
Mas uma grande virada do tempo está sendo esperada para o próximo fim de semana. Uma forte frente fria chega no sábado e vai causar chuva e queda brusca da temperatura em todo o estado do Rio de Janeiro.
O sábado 27 de junho, ainda será quente na cidade do Rio de Janeiro e em todas as regiões fluminenses, mas o domingo será com temperatura baixa e predomínio de céu nublado.