Oferecido por
O ciclone extratropical se organiza completamente na costa do RS no decorrer da noite desta terça e madrugada desta quarta-feira. Nestes períodos, o ciclone extratropical ainda estará próximo da costa da Região Sul provocando fortes rajadas de vento.
Por sua força e rapidez na formação, este ciclone extratropical é chamado de ciclone bomba
ciclone extratropical na costa da Região Sul em 30/6/2020
Durante a noite desta terça, 30 de junho, e madrugada da quarta-feira, 1 de julho, ainda podem ocorrer rajadas com até 110 km/h no leste e sul do RS e de SC, incluindo o litoral e serra destes estados, a Grande Porto Alegre e a Grande Florianópolis. O leste do Paraná, o sul e o leste de SP e o RJ, podem ter rajadas com até 90 km/h. No Grande Rio, as rajadas podem atingir velocidades entre 70 km/h e 90 km/h entre a noite desta terça e a madrugada da quarta, 1 de julho. Na Grande São Paulo e na Grande Curitiba, as rajadas podem chegar até 70 km/h na noite desta terça e madrugada de quarta quarta, 1 de julho.
No decorrer da manhã desta quarta-feira, as rajadas máximas no sul e leste do RS e de SC devem baixar para até 100 km/h. No litoral do PR, de SP e do RJ, as rajadas baixam para até 80 km/h. No decorrer da tarde desta quarta-feira, as rajadas continuam enfraquecendo.
As áreas litorâneas, serranas e próximas ao mar são as mais impactadas por este forte ciclone extratropical. Porém no interior de SP, no centro-sul de MG, outras áreas do interior da Região Sul, podem ter rajadas de 50 a 70 km/h.
A parte norte do estado do Rio De Janeiro e o Espírito Santo estão mais distantes do centro do ciclone extratropical e não sentem as rajadas intensas.
Monitorar e alertar eventos meteorológicos é importantíssimo. Clique aqui e saiba como.