Oferecido por
A forte massa de ar frio de origem polar que entrou no Sul do Brasil provocou muito frio no Sul do Brasil. A madrugada de 15 de julho pode ser considerada a mais fria do ano até agora em praticamente todas as áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e teve também a menor temperatura registrada no Brasil em 2020, considerando as medições oficiais do INMET e do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina.
Menor temperatura no Brasil em 2020
A temperatura na madrugada da quarta-feira, 15 de julho, foi ainda mais baixa do que na terça, 14. Segundo o Epagri-Ciram, a temperatura chegou a 8,1°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV dias. Esta é agora a menor temperatura registrada no Brasil em 2020.
Mesmo para a Região Sul, onde todos os anos temos vários eventos de temperaturas negativas, o valor de -8,1°C não é muito comum.
No ano passado, no dia 7/7/2019, o Epagri-Ciram mediu -9.2°C em Urupema.
Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia -
O frio foi mais intenso nesta quinta-feira porque o centro da massa de ar polar, que é a região mais fria do sistema, passou sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira.
Este centro de ar frio já está sobre o oceano e começa a se afastar do Brasil nesta quinta-feira, o que vai facilitar a elevação da temperatura.
Novo recorde de frio em Porto Alegre
A madrugada de 15 de julho foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre. A capital gaúcha amanheceu gelada e a temperatura mínima foi de 2,7°C, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Esta é agora a menor temperatura oficialmente registrada em Porto Alegre em 2020, até o dia 15 de julho.
O recorde de frio em Porto Alegre para 2020 foi batido pelo segundo dia consecutivo, pois o recorde anterior de menor temperatura do ano era de 3,6°C, no dia 14 de julho.
Florianópolis iguala recorde de frio
O frio de 15 de julho também foi intenso na região de Florianópolis. A capital de Santa Catarina registrou 8,4°C de temperatura mínima, pela medição automática do INMET, valor que igualou o recorde de frio para 2020 registrado em 27 de maio.
A importância do solo para o Agronegócio é tema do AgroTalk
Geada
Temperaturas muito baixas foram registradas nos três estados da Região Sul na madrugada e amanhecer de 15 de julho. O frio abaixo de 0°C ou poucos graus acima deste valor foi observado de forma generalizada sobre o Sul do Brasil. Isto permitiu a formação de geada ampla e até de forte intensidade sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O INMET registrou -3,8°C em Santana do Livramento (RS), -3,2°C em General Carneiro (PR) e -2,5°C em Lages.
As imagens a seguir são de Lajeado, no Rio Grande do Sul, que teve geada moderada a forte.
Foto de Marcelo Herrmann, Lajeado (RS)
Foto de Marcelo Herrmann, Lajeado (RS)
Foto de Marcelo Herrmann, Lajeado (RS)