Oferecido por
Uma nova frente fria avança em direção ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (10) e deixa a maior parte do Sul do Brasil em situação pré-frontal - isso significa que as temperaturas ficarão mais elevadas com relação aos últimos dias, e há possibilidade de rajadas de vento moderadas em algumas áreas. O sistema deverá conseguir romper o bloqueio atmosférico sobre a Região, que enfrenta vários dias de tempo seco.
A segunda-feira ainda será de tempo firme na maioria das áreas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, inclusive nas capitais. No entanto, o dia já amanhece com muitas nuvens nas áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai. No fim do dia, a expectativa é de que chova de forma isolada e sem risco de temporais apenas no extremo sul do estado, como nas regiões de Rio Grande e Pelotas.
Veja também: O tempo para observar o céu
Mudança brusca no tempo
Na terça-feira (11), a frente fria avança mais sobre a costa do Sul do país e muda completamente o tempo em várias áreas da Região. As temperaturas vão cair de forma expressiva e pode chover a qualquer hora em praticamente todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre - no entanto, previsão é apenas para chuva fraca nesses locais.
O dia começa com sol, mas a nebulosidade aumenta e chove de forma isolada a partir da tarde entre o extremo norte gaúcho, o oeste e sul catarinense e a região de Foz do Iguaçu. Em Florianópolis, o céu fica cheio de nuvens, mas ainda não há condições para chuva. O tempo também permanece firme em Curitiba e nas demais áreas da Região.
Foto de Vinicius de Azevedo Blanco, Uruguaiana (RS)
Temperaturas amenas
A semana será marcada por tempo instável e temperaturas amenas em todo o Sul do Brasil. Até sexta-feira (14), os ventos úmidos e frios que sopram do mar vão deixar o tempo bastante instável e provocar chuva nos três estados. Mesmo assim, a expectativa é de baixos volumes acumulados no decorrer dos próximos dias.