Oferecido por
A forte massa de ar frio polar que se espalha sobre o Brasil provoca frio intenso na Região Sul, como já era esperado. Por volta das 5 horas da madrugada desta sexta-feira, 21 de agosto, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrava temperaturas negativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e temperatura já em 0°C no sul do Paraná.
Mas a tendência é que a temperatura baixe um pouco mais e valores negativos também poderão ocorrer no Paraná.
A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra um panorama da nebulosidade sobre o Sul do Brasil: grande quantidade de nuvens e condições para chuva no centro-norte e leste do Paraná e no nordeste e leste de Santa Catarina.
Ainda há nebulosidade na serra e planaltos de Santa Catarina e há possibilidade de nevar pela manhã, mas a nebulosidade deve diminuir à tarde, o que vai reduzir também a chance de nevar..
A geada se forma de maneira ampla e até com forte intensidade no Rio Grande do Sul por causa das temperaturas muito baixas.
Confira alguns valores registrados pelo INMET e pelos aeroportos às 5 horas de 21/8/2020 (valores aproximados!)
Bom Jardim da Serra/SC: -8°C
São Joaquim/SC: -4°C
São José dos Ausentes/RS: -4°C
Quaraí/RS: -4°C
Vacaria/RS: -3°C
Dom Pedrito/RS: 0°C
Lages/SC: -1°C
Xanxerê/SC: 0°C
General Carneiro: 0°C
Colombo (Grande Curitiba)/PR: 5°C
Maringá /PR: 8°C
Foz do Iguaçu (aero)/PR: 3°C
Sábado congelante
O ar frio polar ainda estará forte sobre o Sul do Brasil na madrugada deste sábado, 22. O dia amanhece congelante literalmente, com formação de geada e gelo amplo e com forte intensidade. É possível que haja congelamento da água em canos e que se forme lâminas de gelo sobre poças d´água.
A geada ocorre em quase todo o Sul do país neste sábado.
Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)