Oferecido por
Furacões e tornados são talvez os mais destruidores dos fenômenos atmosféricos. Podem causar ventos com força extrema, da ordem de 300 km/h, capazes de destruir completamente sólidas construções, derrubar linhas de transmissão de energia, empilhar barcos ancorados em marinas. Estes fenômenos ocorrem só em algumas regiões do planeta e podem variar muito de intensidade, mas mesmo os menos potentes causam muitos estragos.
Mas é muito comum confundir tornado com furacão. Embora sejam fenômenos que causem ventania e muita destruição, são totalmente diferentes no seu tamanho, aparência, na duração, na forma como atuam.
É possível prever um furacão com dias de antecedência, o que permite que a população tome providências para proteger a vida e os bens materiais. Mas a previsão da área com possibilidade de surgir um tornado só é percebida com poucos minutos antes.
As duas fotos a seguir mostram um tornado e um furacão. Assim, lado a lado, fica fácil ver que são fenômenos completamente diferentes. Um está no solo e outro no céu!
Furacões só podem ser vistos do espaço, por satélites meteorológicos
Tornados são vistos em terra, a olho nu
Quando você pesquisar na internet o desenho esquemático de um tornado, preste atenção! A imagem sempre deve ser parecida com um funil, como um cone de temaki ou de casquinha de sorvete. Já o furacão deve ser arredondado, com pontas alongadas, como se fossem braços
Desenhos esquemáticos de um tornado (esquerda) e de um furacão (direita)
Confira no infográfico algumas diferenças entre um furacão e um tornado
Diferenças entre tornado e furacão