Oferecido por
Sul úmido e frio. Centro-norte do BR muito quente e seco.
| Atualizado
5 min de leitura
Uma massa de ar seco continua atuando forte sobre praticamente todo o país nesta segunda-feira, 31 de agosto. Uma frente fria avança no mar e no decorrer do dia passa pelo litoral e São Paulo e se aproxima do Rio De Janeiro. Esta frente fria não consegue vencer o ar seco e quente que predomina sobre o Brasil e por isso sua influência é sentida só nas áreas próximas ao ma. , mas influencia as condições do tempo no leste do Paraná Santa Catarina e São Paulo com aumento de nebulosidade. Ventos que sopram do mar mantém nebulosidade principalmente na costa norte do Espírito Santo e leste da Bahia. No Norte, a umidade aumenta e nuvens carregadas se espalham sobre o estado do Amazonas.
Uma frente fria deixa muita nebulosidade sobre centro-sul do Rio Grande do Sul e chove fraco no decorrer do dia. Esta frente não avança sobre o norte gaúcho, mantendo apenas condições para pancadas de chuva durante a tarde e a noite.
Esta frente fria vai se afastando para o mar, mas deixa toda costa de Santa Catarina, Paraná, litoral de SP com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. A região de Grande SP pode ter chuviscos. A nebulosidade aumenta até a cidade do Rio, mas ainda não chove por lá hoje.
Da costa leste da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte, esta segunda-feira tem períodos com sol e pancadas de chuva. A chuva pode vir de forma mais persistente entre a costa norte da Bahia e o leste de Alagoas.
Grande parte da Região Norte, exceto o Tocantins, fica sujeita a pancadas de chuva principalmente durante a tarde. Áreas de Instabilidade atuam com mais força no oeste do Amazonas e do Acre e provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
As demais áreas do Brasil ficam sob influência de uma massa de ar seco. Especialmente na região central do país, a ausência de nuvens, dias que começam a ficar mais longos e ventos que sopram mais de norte favorecem elevação de temperatura com baixa umidade do ar.
A temperatura está em declínio no Sul do Brasil com a entrada de ar frio de origem polar. A máxima em Porto Alegre não passa de 16°C.
Depois de um fim de semana com mais de 30°C, o calor diminui na capital paulista. O vento frio também chega ao Rio a segunda-feira é bem menos quente do que o domingo, quando a temperatura chegou aos 35°C.
Mas é o calorão que ainda predomina sobre o Brasil hoje, com temperaturas que devem superar a marca dos 38°C nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.
Nesta segunda-feira, 31 de agosto, tem risco de temporais com chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento no oeste do Amazonas e do Acre.
Situação de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios, em todo o restante do Amazonas, Roraima, Amapá, noroeste e oeste do Pará e Rondônia.
No Sul, a previsão é de chuva moderada por conta da presença da frente fria que vai se afastando para o mar.
Atenção para baixa umidade relativa do ar, que fica inferior a 20% por várias horas seguidas durante o período da tarde, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, norte de SP, oeste de Minas Gerais.
Conteúdo em Vídeo
Explore os mapas
Previsão do tempo
Tempo agora
Notícias Recomendadas
Últimas notícias
-
Aeroporto do Campo de Marte, SP
19°
19°
-
Aeroporto de Congonhas, SP
19°
19°
-
Aeroporto de Jundiaí, SP
17°
17°
-
Aeroporto de São Roque, SP
17°
17°
-
Guarulhos, SP
19°
19°
-
São Caetano do Sul, SP
18°
18°
-
Perus, SP
18°
18°
-
Osasco, SP
19°
19°
-
Caieiras, SP
18°
18°