1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Saiba o que é o B-R-Ó BRÓ do Piauí
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Saiba o que é o B-R-Ó BRÓ do Piauí

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Você já ouviu falar em B-R-Ó BRÓ? A expressão começa a ser usada em setembro, no início da primavera, no Nordeste do Brasil, em especial no Piauí. Mas, afinal, o que significa isso?

 

 

Como se fala?

 

Antes de tudo é preciso aprender a pronúncia correta, como se fala lá no Piauí. A forma correta de dizer B- r-o bró é: bê, erre, ó (aberto) bró. Então: fale as letras “B”,”R” e “O” separadamente e depois tudo junto formando o BRO, sendo que os dois “O”s são abertos, como se tivessem um acento agudo.  

 

 

Aprendeu? Olha só:

 

 

 

 

O que é B-R-Ó BRÓ do Piauí

 

B-r-ó bró começa em setembro e vai até dezembro. É assim que a população do Piauí chama a época mais quente do ano. O calor do B-r-ó bró não é um calor de 32°C. É um calor em torno dos 40°C em quase todos os dias e na maioria das regiões do Piauí. 

 

A curiosa expressão de primavera vem da junção das últimas sílabas dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro, dezembro.

 

 

 

O gráfico de Climatologia da temperatura máxima para Teresina mostra que a maiores médias são nos meses de setembro a novembro. Veja:

 

 

grafico-temp-max

Neste mesmo período, Teresina costuma registrar pouca chuva. Veja o gráfico de climatologia de precipitação:

 

 

grafico-comparatico-precipitacao-acumulada

 

 

Pouca chuva e muito calor

 

Os meses de setembro, outubro e novembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque ainda temos pouca chuva nestes meses. A falta de nebulosidade e de chuva permitem que o sol fique forte por muitas horas e que o ar esquente muito.

 

Além do calor intenso por muitas horas e dias consecutivos, a população do Piauí tem que aguentar a secura extrema do ar, com níveis de umidade entre 10% e 30%, muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias