1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Clima seco está com os dias contados em parte do Sudeste
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima seco está com os dias contados em parte do Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O Sudeste do Brasil tem enfrentado dias muito quentes e secos. Além das altas temperaturas, várias áreas de São Paulo e Minas Gerais vêm registrando índices de umidade do ar muito abaixo do recomendável, o que além de ser altamente prejudicial à saúde, aumenta o risco de queimadas.

De acordo com análises dos meteorologistas da Climatempo, o ar seco e quente ainda irá persistir em grande parte do Sudeste. No entanto, a partir do dia 20, a passagem de duas frentes frias deve conseguir provocar alguma chuva em áreas da Região.

Os modelos meteorológicos apontam que primeira frente fria deve avançar sobre a costa do Sudeste no dia 23, um dia após início da primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro, às 10h31 pelo horário de Brasília. O segundo sistema está previsto para passar pela Região próximo ao dia 28.

Com a passagem destas frentes frias, a expectativa é de que volte a chover em áreas do leste paulista, como a capital, e até mesmo em parte do interior do estado. Mesmo que em baixos volumes, a chuva também deve atingir o Rio De Janeiro, o sul de Minas Gerais, a Zona da Mata Mineira e parte do Espírito Santo.

 

Leia também: Brasil esquenta e calor pode bater recorde em várias capitais

 

Fonte: iStock

 

Frio?

Após o avanço destes sistemas, o leste do Sudeste também sentirá a influência de duas massas de ar frio de origem polar, que ajudarão a aliviar o calorão. Mesmo assim, não há previsão de ondas de frio intenso - a expectativa, inclusive, é de que a maioria das áreas da Região termine setembro com temperaturas acima da média e chuva abaixo do normal para o mês.

As duas frentes frias que avançarão pelo Sudeste não terão força para provocar chuva significativa na maior parte de Minas Gerais e no oeste de São Paulo. No entanto, com a passagem destes sistemas, a umidade vai aumentar bastante e aliviar a secura excessiva do ar. Por enquanto, a previsão é de que esses locais continuem com tempo firme pelo menos até o início do mês de outubro.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias