Oferecido por
O ar seco que predomina sobre o Brasil inibe a formação de nuvens sobre a maior parte do país.
Nuvens carregadas crescem em vários estados da região Norte. A nebulosidade de chuva na Região Sul fica concentrada no litoral e no leste do RS.
Previsão para 10 de setembro
O sol forte, o ar muito seco e o calorão predominam no Brasil nesta quinta-feira.
Os estados do Centro-Oeste, quase todo o Sudeste, o TO, o sul do MA e do PI, a região oeste da BA, quase passam o dia com céu azul.
Tem previsão de pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no AC, no norte de RO, no AM, RR e no AP e no extremo norte do PA, incluindo Belém.
No leste do Nordeste, na faixa litorânea entre o leste do RN e o litoral da BA, chove de forma rápida, a qualquer hora. A chuva será mais persistente no litoral de PE e de PB.
Previsão de muita chuva entre o litoral sul de SC, o litoral norte do RS e a região serrana do RS e de SC. Chuva e períodos com sol no restante no litoral catarinense, no vale do Itajaí e no leste do PR, incluindo Curitiba. Porto Alegre tem garoa na madrugada e manhã de hoje , mas o sol aparece à tarde.
Calorão continua
Esta quinta-feira promete ser um dia muito quente por quase todo o Brasil. Só ficam de fora do calorão os estados de SC e RS.
Temperaturas muito elevadas voltam a ocorrer no restante do país. Os estados de MS, MT, GO, RO, TO, PA, MA, PI devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 42°C .
As capitais Campo Grande e Cuiabá poderão estabelecer novos recordes de calor para 2020. O recorde atual de Campo Grande é de 38,0°C, registrado ontem, e em Cuiabá, é de 41,8°C, temperatura máxima de ontem, que igualou a marca do do recorde estabelecido em 30 de agosto.
Na cidade de São Paulo há uma grande chance de recorde nesta quinta. O recorde atual é de 33,7°C, em 27 de janeiro. A máxima prevista para hoje é de 34°C
Riscos previstos para o dia
Nesta quinta-feira, 10 de setembro, a Climatempo alerta para temporais no noroeste do AM e no estado de RR, incluindo a capital, Boa Vista.
As outras áreas do AM, no AC e no norte de RO, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de forte intensidade.
No Sul do Brasil, a pequena área entre o litoral sul de SC, o litoral norte do RS e a região serrana entre estes estados ficam em alerta também para chuva forte e raios, mas só na madrugada e começo da manhã. Depois a chuva diminui.
A região de Porto Alegre e o litoral norte do RS ficam em alerta para chuva forte e com raios.
No Nordeste, atenção para chuva moderada entre o litoral de AL e PB. A faixa norte da Região fica em atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, entre 40 e 55 km/h
No Sudeste, atenção para rajadas de vento com até 60 km/h no litoral norte do RJ e na região dos Lagos, e com até 50 km/h na região da cidade do Rio e de Vitória, no ES.
Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% continuam a ser observados na maior parte do interior do país. Em MT, MS e no oeste de GO, os níveis de umidade continuam muito baixos e ficam entre 10% e 19%.