Oferecido por
A situação de estiagem na região de Brasília é semelhante a de Goiânia. Rigorosamente, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou a última precipitação em Brasília entre os dias 17 e 18 de junho, mas foram chuviscos, apenas 0,3 mm que não fizeram a menor diferença no quadro da secura típica e comum do outono/inverno na região de Brasília. Chuviscou também, 0,5 mm, entre os dias 23 e 25 de maio, que também não representa alguma chuva relevante.
Na prática, Brasília não sabe o que é chuva, que molha a terra, que refresca, há 125 dias, considerando que a última chuva acima de 1,0 mm em 24 horas ocorreu entre os dias 16 e 17 de maio, quando choveu 18,8 mm, pela medição meteorológica feita da forma convencional (por uma pessoa) pelo INMET.
Foto de Adélcio Guimarães, Brasília (DF)
Cheiro de chuva no ar
A grande frente fria que avança sobre o Brasil no último fim de semana do inverno será responsável também pela quebra da longa estiagem na região de Brasília.
A previsão é de que as primeiras gotas de chuva, ainda que fraca, caiam na região de Brasília na segunda-feira, 21 de setembro, véspera do equinócio de primavera, no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.
As condições para pancadas de chuva são maiores entre os dias 22 e 25 de setembro.
Podcast: Primavera 2020 no Centro-Oeste do Brasil