Oferecido por
A temperatura do nosso corpo é um dos parâmetros para saber se está tudo bem com ele. O que acontece quando o corpo fica frio demais ou quente demais?
Estamos vivendo uma forte onda de calor no Brasil, que está superando os recordes das ondas de calor que o país viveu em 2013/2014 e na primavera de 2014.
Muita gente não dá a devida atenção para alertas de frio intenso, calor extremo ou de ar seco demais. Mas, frio e calor em excesso fazem mal para o nosso coração, um órgão vital, e até pode matar.
Dependendo de como está a temperatura do ar, nossos vasos sanguíneos se contraem ou se dilatam. Isto altera a forma como o sangue circula no corpo, e é o sangue que leva o oxigênio para o cérebro, que comanda tudo.
Nosso coração é a bomba que faz o sangue chegar a todos os órgãos do nosso corpo. Cuide bem dele!
Previsão de recorde histórico de calor em São Paulo
Campo Grande e Cuiabá registram maior temperatura de todos os tempos
O dia 29 de setembro foi o Dia Mundial do Coração e os médicos alertam: prevenir é a melhor solução.
Confira as orientações do doutor Antonio Carlos Chagas, cardiologista do HCor e também professor titular e chefe da disciplina de cardiologia na faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-graduação. Atualmente, é diretor científico da Associação Médica Brasileira (2018--2020), presidente do departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2020-2022) e representante das Américas na Assembléia Internacional de Governadores do American College of Cardiology (2019-2021).