Oferecido por
por Josélia Pegorim e Marcos Calil
Durante o mês de outubro de 2020 os brasileiros poderão contemplar a olho nu ou com telescópio o planeta Marte brilhando fortemente no céu.
Aproveite, porque é fácil achar o planeta vermelho no céu e as condições astronômicas só vão permitir que se veja Marte tão brilhante como agora, nos anos de 2033 e 2035.
Tempo seco é bom para observar o céu
Quer mais um motivo para "namorar" Marte neste primeiro fim de semana de outubro de 2020? Essa massa de ar seco que ainda atua forte sobre o Brasil afasta a chuva da maior parte do país.
Quem está na Grande Curitiba, na Grande São Paulo, litoral todo o leste deste estado, no Sul de Minas e no Rio De Janeiro deve aproveitar as boas condições meteorológicas para observação de Marte na noite da sexta-feira, 2 de outubro, e madrugada do sábado, 3, porque uma frente fria está chegando e vai encher o céu de nuvens a partir da manhã deste sábado.
Live mostra Lua perto de Marte
Além disso, nas noites de 02 e 29 de outubro a Lua estará próxima de Marte, proporcionando um lindo espetáculo no céu. Mas, sem dúvida, será na virada de 02 para 03 de outubro que o espetáculo será ainda melhor. Isso porque, os observadores localizados no litoral do Rio Grande do Sul, Argentina e sul da América do Sul poderão contemplar a ocultação de Marte pela Lua.
No restante do Brasil, teremos um belo espetáculo da aproximação de Marte pela Lua e que será transmitido ao vivo pelo Prof. Marcos Calil.
A Live irá começar na noite de 02 de outubro, às 23 horas e 55 minutos. Acesse e não perca esse belíssimo evento!
Planeta Marte está especialmente brilhante em outubro de 2020
Quem poderá observar?
Qualquer observador localizado no Brasil, independente se a cidade possui ou não possui poluição luminosa.
Por que Marte está tão brilhante?
Cada planeta possui seu movimento próprio. Devido aos movimentos de translações que os planetas desenvolvem em torno do Sol, quando observados da Terra, causam algumas configurações planetárias. É justamente uma posição muito especial que o planeta Marte se localiza no momento que favorece observarmos esse planeta no seu esplendor.
Na madrugada de 06 de outubro, às 03 horas, 14 minutos e 17 segundos, ocorrerá a menor distância entre o centro da Terra e o centro de Marte, com 0,4149 unidades astronômicas, o que corresponde a, aproximadamente, 62 711 427 quilômetros. Além disso, na noite de 13 de outubro, às 20 horas e 25 minutos, o planeta Marte estará em oposição. E o que isso significa? Será o melhor momento de observação de Marte.
A figura abaixo ilustra a oposição de Marte para 13 de outubro de 2020.
Perceba que, de acordo com a figura 1, teremos um alinhamento entre Sol – Terra – Marte. Este alinhamento, quando observado na parte escura da Terra, ou seja, durante a noite, favorece e muito a observação do planeta Marte. O próximo alinhamento semelhante a este ocorrerá em 01 de dezembro de 2022. Porém, para 2022, o planeta Marte não estará tão brilhante como está agora.
Atualmente, por causa da aproximação entre Terra e Marte e da oposição de Marte, este belo planeta de cor avermelhada está com uma magnitude de -2.57. Magnitude é um número que representa o brilho do objeto celeste. Quanto menor o número, mais brilhante será o objeto celeste. Sendo assim, Marte está absurdamente brilhante!
A tabela abaixo apresenta, pela ordem, os meses e anos que irão ocorrer a oposição e a menor distância entre Terra e Marte com suas respectivas magnitudes.
Mês e ano / Magnitude
Outubro 2020: -2.57
Dezembro 2022: -1.83
Janeiro 2025: -1.36
Fevereiro 2027: -1.21
Março 2029: -1.32
Maio 2031: -1.73
Junho e Julho 2033: -2.48
Setembro 2035: -2.82
Novembro 2037: -2.10
Dezembro 2039: -1.51
De acordo com a tabela acima, magnitudes semelhantes a que estamos observando neste mês de outubro de 2020 só irão ocorrer em junho/julho de 2033 e setembro de 2035.
Portanto, não perca essa belíssima oportunidade de observar o planeta Marte brilhando fortemente no céu da sua cidade.
Como localizar Marte no céu da minha cidade?
Para o início do mês de outubro de 2020, de forma aproximada, podemos afirmar que Marte poderá ser observado facilmente acima do horizonte leste após 3 horas do ocaso do Sol. Já para o final do mês, o planeta Marte poderá ser visível pouco acima do horizonte leste cerca de 30 minutos após o ocaso do Sol.
Destaque será para 12 e 13 de outubro. Isso porque, em 13 de outubro Marte estará em oposição. Essa configuração planetária permite que os observadores localizados no planeta Terra, possam contemplar Marte desde o ocaso do Sol até o nascer do Sol do dia seguinte. Sendo assim, para 12 de outubro, enquanto o Sol irá se pôr no horizonte oeste, o planeta Marte estará nascendo no horizonte leste.
E, para 13 de outubro, quando o Sol estará surgindo no horizonte leste, o planeta Marte estará se pondo no horizonte oeste. Com o exposto, entre 12 e 13 de outubro teremos 12 horas e 13 minutos de observação de Marte.