Oferecido por
O enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica que provocou uma intensa onda de calor no Brasil favoreceu o aumento da umidade no litoral do Sudeste. Além disso, as áreas de instabilidade foram reforçadas em parte da Região pela passagem de uma frente fria e pela formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo.
Na semana que vem, novas áreas de instabilidade ainda irão se formar sobre o Sudeste e provocar muita chuva. Os temporais acontecem entre a noite do dia 13 e o dia 15 de outubro por causa da presença de uma nova frente fria.
Na imagem abaixo, gerada por modelos meteorológicos, é possível acompanhar a projeção de chuva que deve ser acumulada entre os dias 13 e 17/10.
Risco de queimadas diminui
Com o aumento da umidade e a ocorrência das pancadas de chuva nos próximos dias, o risco para queimadas diminui, especialmente sobre o oeste paulista e o centro-oeste de Minas Gerais. Além disso, a qualidade do ar também deve melhorar nessas áreas.
Até o dia 17 de outubro, os maiores volumes de chuva no Sudeste serão observados especialmente sobre o sul de Minas Gerais e o norte fluminense, onde os acumulados podem superar 100mm!