1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Atenção para ventania em Mato Grosso do Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para ventania em Mato Grosso do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Intensas rajadas de vento ocorreram em diversos locais da Região Centro-Oeste do Brasil durante esta terça-feira, 13 de outubro, associadas com pancadas de chuva provocadas por nuvens cumulonimbus. Estas são as nuvens típicas de temporal, que se desenvolvem em uma atmosfera úmida e quente,  e que se tornam cada vez mais comuns no decorrer da primavera e durante o verão. 

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia,  Em Gama (DF), uma rajada chegou aos 68 km/h e em São José do Xingu (MT), o vento alcançou 90 km/h. Porém, Mato Grosso do Sul teve várias rajadas fortes, acima do 70 km/h. Na madrugada, Itaporã teve rajada de 119 km/h. Durante a tarde e à noite, outras locais registraram vento forte:

 

Laguna Carapã: 76 km/h

Ivinhema: 72 km/h

Rio Brilhante: 71 km/h

Angélica: 67 km/k

Amambai: 66 km/h

 

Atenção para temporais e ventania

O estado de Mato Grosso do Sul continua quente nos próximos dias e a circulação de ventos predominante sobre o Brasil vai levar umidade da Região Norte para o estado. O calor e maior disponibilidade de umidade são ingredientes básicos para a formação das nuvens cumulonimbus que provocam a chuva forte e que muitas vezes vem com as intensas rajadas de vento.

 

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, as rajadas de vento entre 65 km/h e 75 km/h podem se repetir em diversas regiões do estado. Porém, na quinta-feira, 15, o risco de ventania é maior por causa da queda mais acentuada da pressão do ar que estará ocorrendo entre o Brasil e o Paraguai. A pressão do ar mais baixa é um importante fator para formação das nuvens de temporal. Por isso, na quinta-feira, a quantidade e a intensidade das rajadas de vento deve ser maior. É possível que ocorram  rajadas entre 80 km/h e 100 km/h.

 

 

Foto: Alexandre Carvalho - Caarapó - MS

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias