Oferecido por
Nesta segunda-feira, 26 de outubro de 2020, grandes áreas de instabilidade associadas à circulação dos baixos e médios níveis da atmosfera causam temporais no estado de Mato Grosso do Sul, no Rio Grande do Sul, de uma forma geral, e na porção centro e oeste da Região Sul do Brasil.
Os volumes de chuva devem ficar elevados, ultrapassando facilmente os 40 e 60 mm em 24 horas. As pancadas de chuva começam desde cedo com forte intensidade e potencial para alagamentos em centros urbanos e deslizamentos de terra. Os ventos sopram com forte intensidade variando entre 50 e 100 km/h entre SC, PR e o RS, com as mais intensas sobre regiões montanhosas. Em MS, as rajadas variam entre 60 e 95 km/h ao longo do dia. Com este prognóstico, há risco para quedas de árvores e também falhas da distribuição da energia elétrica.
Especialmente no estado do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva acontecem inicialmente na faixa oeste e vão avançando para as demais áreas do estado. No RS os volumes podem ficar elevados em todo estado, com acumulados que podem variar entre 50 e 100 mm.
Alerta válido das 18:30 deste domingo (25) até às 06:00 da terça-feira (27).