Oferecido por
Muitas pessoas talvez não saibam que a Climatempo não é apenas uma empresa que faz previsão do tempo e de Clima. A equipe da Climatempo conta com profissionais que não são meteorologistas e com meteorologistas que não fazem efetivamente a previsão do tempo e do clima diariamente, mas entendem e pensam sobre diversos aspectos conceituais da atmosfera e das ferramentas que auxiliam os meteorologistas que estão na linha de frente.
Os meteorologistas da linha de frente são os que fazem a previsão da chegada da frente fria, do sobe e desce da temperatura, da direção e da intensidade do vento, e claro, da chuva e de muitas outras variáveis meteorológicas.
Mas uma delas é como se fosse “o grande elefante” no pé de qualquer cientista envolvido com a meteorologia: prever a quantidade de chuva que vai cair, prever tempestades severas, prever os eventos extremos.
O volume de chuva é talvez a variável mais difícil de ser prevista, tanto na previsão do tempo como na de clima. A chuva intensa é também um grande problema nos centros urbanos e para o gerenciamento do dia a dia das pessoas, do poder público.
Pé d´água é uma expressão comumente usada para descrever uma chuvarada, uma chuva intensa em pouco tempo. Um pé d´água sobre um centro urbano pode causar enchente, alagamentos e muitos prejuízos materiais e até perdas de vida.
Foi pensando em ajudar as pessoas a escapar de alagamentos e enchentes, e melhor, a não entrar nestas zonas de perigo, que a Climatempo criou o Pédagua.
O aplicativo que está sendo relançado para a temporada chuvosa de 2020, é uma plataforma colaborativa desenhada para absorver informações de diversas fontes, incluindo as redes sociais e promete ser uma importante ferramenta alinhada com o conceito de cidades inteligentes.
A Climatempo acredita na união da ciência e da tecnologia para prever o futuro e ajudar a humanidade a viver de forma mais sustentável e melhor. O Pédágua é um dos frutos desta visão audaciosa.
Inicialmente projetada para a Grande São Paulo, versões do Pédágua, o app do clima, já estão sendo pensadas para o Rio De Janeiro e para Belo Horizonte.
O aplicativo já está disponível nas lojas na versão Android e brevemente a versão para iOS estará liberada.
Neste novo episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com Gilca Palma, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Climatempo, e com Rafael Bruno, Head Digital da Climatempo, sobre a construção e os incríveis horizontes do Pédagua.
Este e outros episódios do podcast O Clima entre Nós você encontra no site da Climatempo e nas plataformas de áudio.
Vida longa ao édagua!