Oferecido por
Uma das características da primavera é o retorno das pancadas de chuva em praticamente todos os estados brasileiros, e muitas vezes na forma de temporais Nesta época do ano, durante a primavera, apenas a Região Nordeste tem pouca chuva. Mesmo assim, áreas do Maranhão, do Piauí e também do interior da Bahia estão sujeitas a fortes pancadas de chuva.
A chuva é muito esperada para molhar a terra e permitir o início do plantio. É a chuva da primavera que começa também a refazer as reservas dos mananciais. Mas depois vem o verão com a chuva mais frequente e ainda mais volumosa.
Verão e primavera significam mais chuva e também mais alagamentos, mais temporais, enchente, transbordamento de rios. Esses termos ficam cada vez mais comuns nesta época do ano, mas muitas vezes eles são usados de forma errada.
Afinal você sabe o que é um transbordamento e uma enchente? Sabia que inundação é diferente de alagamento? Qual a importância do tipo de cobertura do solo em relação ao escoamento de água superficial?
Neste episódio do podcast O Clima entre Nós você vai entender um pouco sobre hidrologia, que pode traduzida livremente como a ciência dos caminhos da água.
A meteorologista Josélia Pegorim conversa com Vitor Rebello, agrônomo com doutoramento em recursos hídricos e meio ambiente pelo COPP/ UFRJ. Atualmente Vitor faz parte da equipe de profissionais da Climatempo.
Temporais de primavera e verão ocorrem todos os anos e eles não podem ser e não são os únicos culpados pelas perdas de vida e grandes prejuízos dos alagamentos e transbordamento de rios e lagos.
Você encontra este e outros episódios do O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio!
Boa escuta!