Oferecido por
Foto: Eder Luiz de Mello - Santa Maria - RS
O choque do ar quente com a ar frio associado a frente fria forma as nuvens carregadas que provocam temporais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A frente fria que chega ao Brasil nessa quinta-feira (26) forma as nuvens carregadas que provocam temporais desde cedo no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, os temporais com chuva e vento fortes atingem também as demais regiões gaúchas. É alto o potencial para queda de granizo. As rajadas de vento chegam a 70km/h.
Em Santa Catarina e no centro sul do Paraná, as condições são para pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Em Foz do Iguaçu as rajadas podem alcançar até 60km/h.
Nas demais áreas paranaenses, o sol brilha forte, faz calor e não chove.
Na sexta-feira (27), a frente fria ainda atua no Sul do Brasil. Há previsão de temporais, com muita chuva e ventania, no norte e no leste do Rio Grande do Sul. A nuvens carregadas chegam também à Santa Catarina, onde há previsão de chuva e vento fortes, com rajadas de 70km/h.
No Paraná, a umidade se espalha por todo o estado e há condições para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde acompanhadas de raios.
Ciclone provoca vento forte no fim de semana
No fim de semana, a chegada de mais uma frente fria ao Sul do Brasil forma as nuvens carregadas que voltam a provocar temporais no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva forte, especialmente no sábado (28).
No domino (29), as rajadas de vento ficam entre 60 e 80km/k, quando há expectativa de formação de um ciclone extratropical no oceano, com seu centro posicionado ao largo da costa do Uruguai. Esse ciclone vai provocar vento intenso especialmente em alto-mar, onde as rajadas ficam entre 80 e 100km/h.
Leia também: Novembro vai terminar com calor e pouca chuva em São Paulo