1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Fim de semana com temporais no Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim de semana com temporais no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Vinicius de Azevedo - Uruguaiana - RS 

 

Mais uma frente fria chega ao Sul do Brasil e nesse fim de semana provoca temporais com chuva e vento forte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os temporais começam antes da chegada frente fria, já no sábado, No domingo a frente fria deixa o céu ainda mais carregado.

 

No sábado (28), áreas de instabilidade vão influenciar as áreas de fronteira oeste e o sul do Rio Grande do Sul e a chuva mais volumosa se concentra em Uruguaiana. As rajadas ficam por volta de 70km/h. Há risco de temporais em alguns momentos do dia, principalmente no início da manhã e no meio da tarde com potencial para queda de granizo. A temperatura fica mais amena.

 

Na região de Santa Maria, será um dia abafado com variação de nuvens períodos de sol e chuva que vai e vem ao longo do dia com risco de temporais isolados. Em Porto Alegre, a sensação será de muito abafamento com temperatura próxima dos 30ºC.

 

No centro-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, as condições meteorológicas também serão favoráveis ao risco de temporal, neste sábado. No leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive as capitais Florianópolis e Curitiba, o sol predomina, faz calor e a chuva cai de forma rápida e passageira. Nas outras áreas do Sul do Brasil, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde.  

 

 

baixapressão3

Imagem 1 mostra a posição da frente fria (traço em azul) ainda distante 

 

 

No domingo (29), duas situações ocorrem no Sul do Brasil. A primeira é o fluxo de ventos que direciona o ar quente e úmido entrando na Região Sul vindo da região amazônica e isso, já favorece a ocorrência de pancadas de chuva de manhã pelo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Não é uma situação que o tempo fica completamente fechado. A sensação será de muito abafamento e temperaturas altas.  

 

No decorrer do dia, a chegada da frente fria ao Brasil traz instabilidades e ajudam a reforçar as pancadas de chuva. A partir da tarde há previsão de temporais, com chuva e vento fortes no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As áreas do sul do Rio Grande do Sul, região de fronteira com a Argentina e Uruguai, o risco de temporal é menor.

 

Atenção para as áreas de São Luiz Gonzaga, Santa Maria, Grande Porto Alegre, planalto e a serra, além da influência da frente fria vão receber o vento quente e úmido. Por isso, a previsão é de chuva forte nestas regiões e as rajadas de vento variam de 70 a 90km/h. Não se descarta os temporais.

 

No Paraná e no leste de Santa Catarina, também tem previsão de chuva a partir da tarde. Em Foz do Iguaçu, sul do Paraná, Curitiba e o leste de Santa Catarina, a chuva começa por volta do comecinho da tarde. Não se descarta a possibilidade de temporal na capital paranaense.

 

A região central do Paraná, especialmente a divisa com Mato Grosso do Sul, a chuva chega no fim de tarde. No norte do Paraná, o predomínio é de tempo seco e quente. 

 

baixapressão4

Imagem 2 mostra a posição da frente fria  

 

Ciclone provoca vento forte 

 

No domingo uma área de baixa pressão associada a frente fria dá origem a formação de um ciclone extratropical (ciclogênese) em alto-mar, ao largo do Estuário da Prata.

Entre o domingo(29) e a segunda-feira (30) esse sistema influencia as condições do tempo e do mar no oceano. São esperadas rajadas por volta de 100km/h.

 

baixapressãociclone5

 

Mar agitado

 

O vento soprando intenso sobre o oceano forma as ondas que deixam o mar agitado na região. A altura das ondas fica entre 4 e 5 metros. Não é recomendada navegação na região durante a atuação deste sistema.

 

Leia também: Energia e Chuva, tudo a ver!

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias