Oferecido por
Várias regiões do estado de Minas Gerais tiveram mais chuva forte nesta quarta-feira, 2 de dezembro. Desta vez, as áreas de instabilidade mais fortes atingiram a região entre Belo Horizonte e o Vale do Rio Doce.
No período de 3 horas, entre 14 e 17 horas de 2 de dezembro, o Cemaden registrou 50,5mm em Visconde do Rio Branco, 46,8 mm em Alto Jequitibá, 46,6 mm em Chalé, 41,6 mm em Manhuaçu . Na região da Grande Belo Horizonte choveu 34,2 mm em Raposos e 22,0mm em Nova Lima. A capital Belo Horizonte também teve pancadas de chuva com raios e rajadas de vento com até 55 km /h.
Mais chuva nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, as pancadas de chuva voltam acontecer à tarde e à noite em praticamente todas as áreas de Minas Gerais. Só não há expectativa de chuva para o extremo noroeste do estado, região de Januária.
Essas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes em vários locais do centro-oeste, sul e leste de Minas Gerais. Mas para esta quinta-feira, o alerta principal para temporais é para a região da Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e também para Zona da Mata mineira.
Foto de Mateus Silva, Vargem Grande (MG)
Sudeste em alerta para temporais nos próximos dias
O risco de temporais sobre Minas Gerais, e também nos demais estados da região Sudeste do Brasil, vai aumentar na sexta-feira e no primeiro fim de semana de dezembro por causa da chegada de uma nova frente fria. Os efeitos desse sistema começam a ser sentidos já na sexta-feira com o aumento do risco de chuva forte especialmente para São Paulo, Rio De Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais.
No primeiro fim de semana de dezembro, essa frente fria vai ficar praticamente parada próximo a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo fazendo com que as áreas de instabilidade fiquem mais fortes e persistentes sobre a Região Sudeste do Brasil.
Durante o fim de semana, há risco de chuva forte em todos os estados da Região Sudeste, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte e Vitória.
As áreas de instabilidade vão continuar sobre a Região Sudeste também na segunda-feira, que promete ser um dia de muitas pancadas de chuva e risco de chuva forte.