Oferecido por
Através da combinação das informações ambientais, coletadas nos diferentes instrumentos meteorológicos, como os satélites, radares, pluviômetros, e das informações provenientes das mídias sociais, através de reports dos usuários por meio dos dados colaborativos que retroalimentam e validam as informações do sistema, é possível identificar e indicar as regiões com potencial risco para alagamentos, a fim de alertar a população com uma antecedência de até 60 min.
Para a criação desses alertas utiliza-se um sistema de suporte a decisão, onde são considerados os dados meteorológicos, mas também outros fatores ambientais que influenciam no potencial de alagamento de uma região. Fatores como a declividade, a drenagem, a ocupação sócio econômica, assim como as informações da infraestrutura da região são levados em conta nesta análise. Em relação aos dados meteorológicos, a precipitação é o principal fator que influenciará na ocorrência de alagamentos, sendo ela o input inicial deste sistema.
Uma das vantagens da utilização do sistema de suporte a decisão é que nele você consegue disponibilizar as informações para as pessoas, contribuindo para o planejamento do deslocamento da população de modo geral. Dessa forma, as pessoas conseguem verificar o melhor caminho para a volta pra casa ou se as mesmas se encontram em áreas de risco e com isso, podem procurar um caminho por onde elas correrão menos riscos em relação aos alagamentos e/ou as intempéries do tempo.
A união dessas informações contribuem para tanto para o dia-a-dia da população, como também facilitam às futuras ações dos governantes ou tomadores de decisão, a fim de encontrar soluções para as áreas mais suscetíveis à estes riscos ambientais.
Você conhece o Pédagua?
O aplicativo te ajuda a não entrar nas áreas alagadas na Grande SP. Confira aqui!
Colaboradores do texto / artigo
Renata Martins
Ricardo Vilela
Camila Brasiliense