Oferecido por
Foto de João Basso, Cruz Alta (RS)
Nebulosidade sobre o Brasil
O ar úmido e quente está espalhado por quase todo o Brasil e facilita a formação de nuvens carregadas. A circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera ajuda a formar as áreas de instabilidade que provocam chuva até de forte intensidade por várias horas.
Nuvens muito carregadas que passaram pelo Norte do Paraná na noite da quarta-feira provocaram rajadas de vento de 102 km/h em Paranapoema.
O ar seco influencia a parte sul do Rio Grande do Sul e também a região entre o espírito santo norte de Minas Goiás e o interior da Bahia.
Previsão do tempo para 17/12/ 2020 - quinta-feira
Quinta-feira quente e úmida em todo o Brasil. Há condições para pancadas de chuva com raios principalmente durante a tarde e a noite em quase todos os estados brasileiros, mas ao longo do dia ocorrem períodos com sol que aquecem o ar e elevam a temperatura. Os termômetros marcam mais de 30 graus em praticamente todo o país durante a tarde
As maiores temperaturas no Brasil nesta quinta-feira devem ocorrer no Piauí, em Mato Grosso, no Rio Grande do Norte e na Bahia.
A maioria das pancadas de chuva sobre o Brasil nesta quinta-feira ocorrem à tarde e à noite. Porém, no leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, no estado de São Paulo, no Sul de Minas e no sul do Rio De Janeiro, há condições para chuva durante a madrugada e até no começo da manhã. A chuva retorna a partir da tarde.
Também pode chover a qualquer hora no extremo norte do Amazonas e no sul do Pará.
Pancadas de chuva sem raios acontecem no litoral da Bahia e em toda a região entre Sergipe , o Rio Grande do Norte e o litoral do Ceará
Quinta-feira com sol forte e sem chuva no interior da Bahia, no sul do Tocantins, em Goiânia e em todo o centro-norte e leste de Goiás, no Distrito Federal, no norte leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Dia de sol e tempo seco também no centro sul e oeste do Rio Grande do Sul.
Alertas meteorológicos para hoje
Quinta-feira com alerta para temporais sobre o centro-oeste, norte e leste do Amazonas, no centro-norte do Pará, no centro-sul do Amapá e centro-oeste do Maranhão.
Também ficam em alerta para temporal os estados de São Paulo, Paraná, o sul e o leste de Mato Grosso do Sul, o Sul de Minas e o sul do Rio de Janeiro, o sul e o nordeste de Santa Catarina, incluindo o vale do Itajaí.
Situação de atenção para o risco de chuva moderada a forte, raios e ventos fortes em Roraima, no norte do Amapá, no sul do Amazonas, Acre, Rondônia, no sul do Pará, noroeste de Mato Grosso, no norte do Tocantins, norte, leste e sul do Maranhão, no oeste e centro-norte do Piauí e no centro-oeste do Ceará.
Também ficam em atenção para o risco de chuva moderada a forte e ventos fortes o centro-oeste de Mato Grosso do Sul e áreas próximas deste estado a Goiás, o Triângulo Mineiro a região serrana do Rio de janeiro, o Grande Rio, e também o norte do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e o sudoeste e o sul do Paraná.