Oferecido por
A passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil provocou chuva forte e volumosa em várias localidades dos três estados. A chuva veio em boa hora para aliviar o calor e também ajudar no desenvolvimento da agricultura. Porém, a chuva veio com tanta força em alguns locais, que até inundou plantações. Essa semana ainda será de alerta para muita chuva sobre quase toda a Região Sul do Brasil.
Fortes áreas de instabilidade
A frente fria se afasta do Brasil na altura do litoral de São Paulo durante esta segunda-feira, 18 de janeiro. Mas, áreas de instabilidade vão continuar espalhadas sobre a Região Sul do Brasil por causa da presença do sistema de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina.
Até o fim desta semana, esta área de baixa pressão atmosférica vai manter a formação de vários aglomerados de nuvens carregadas sobre quase toda a Região Sul do Brasil. A situação é de alerta, porque vários locais terão tempestades nos próximos dias.
Volumes de chuva muito elevados estão sendo esperados especialmente sobre o Paraná em Santa Catarina. Várias localidades poderão acumular de 100 a 200mm nos próximos 7 dias.
A única região que deve passar a semana um tempo relativamente seco é a fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul.
Todas as outras áreas do Sul do Brasil terão pancadas de chuva frequentes ao longo desta semana, inclusive as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Há risco de chuva forte especialmente para as capitais do Paraná e de Santa Catarina
Vídeo mostra a chuva na região de Jóia (RS)
Volumes de chuva
Total de chuva acumulado entre 9 horas do dia 16 e 9 horas de 17 de janeiro de 2021, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia
São Gabriel (RS): 91.2 mm
Tupanciretã (RS): 88.2 mm
Cidade Gaúcha (PR): 79.4 mm
Mal. Cândido Rondon (PR): 68.6 mm
Japira (PR): 68.2 mm
Caçapava Do Sul (RS): 56.2 mm
Diamante Do Norte (PR): 52.0 mm
Joaçaba (SC): 45.2 mm
Cruz Alta (RS): 44.8 mm
Rio Pardo (RS): 44.2 mm
São Luiz Gonzaga (RS): 43.5 mm
Gabriela Foletto mediu cerca de 190 mm de chuva em 8 horas, em Santana do Livramento. A chuva muito volumosa inundou parte da plantação.
Santana do Livramento (RS), por Gabriela Foletto: chuva forte de frente fria inunda plantação de sooja 17/1/2021
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)
Também registrou mais de 40 mm de chuva em 24 horas em vários municípios do Rio Grande do Sul. Acumulados entre 12h de 16/1/2021 até 12h de 17/1/2021, aproximadamente
Horizontina: 68mm
Venâncio Aires: 65,8 mm
Itaqui: 63,2 mm
Sapucaia do Sul: 58,4 mm
Lajeado 56,6: mm
Iraí: 51mm