Oferecido por
Áreas de instabilidade vão atuar fortes sobre Santa Catarina e Paraná no decorrer desta semana provocando chuva frequente e volumosa em várias áreas destes estados. A preocupação é grande porque a chuva persistente, com moderada a forte intensidade em algumas horas, vai deixar grandes acumulados com potencial para causar transtornos como enchentes e alagamentos, inclusive na Grande Curitiba e na Grande Florianópolis. Não se pode descartar também o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Essas áreas de instabilidade vão se formar devido a permanência de uma área de baixa pressão atmosférica próximo ao litoral do Paraná e de São Paulo e também da tendência da queda da pressão atmosférica entre o Brasil e o Paraguai. Além disso, nos próximos dias, os estados do Paraná e de Santa Catarina estarão recebendo ventos quentes e úmidos vindos da Região Norte do Brasil, que vão colaborar para alimentar essas áreas de instabilidade ajudando a formar as nuvens bastante carregadas.
Previsão do tempo
Entre os dias 18 e 22 de janeiro, tanto o Paraná como Santa Catarina terão sempre grande quantidade de nuvens e a chuva cai várias vezes no decorrer do dia, a qualquer hora.
O mapa abaixo mostra a média de precipitação normal para o mês de Janeiro na Região Sul do Brasil, pelos cálculos do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para o período de 1981 a 2010 . Para a maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, a média de precipitação em janeiro varia de 200 mm a 250 mm. Mas na região do Vale do Itajaí e da Grande Curitiba, a média pode chegar a 300 mm.
Média de precipitação para janeiro na Região Sul do Brasil (INMET 1981-2010)
Confira alguns exemplos por faixas ( valores aproximados)
Paranaguá (PR): 363 mm
Londrina (PR): 243 mm
Curitiba (PR): 218 mm
Chapecó (SC): 178 mm
Indaial (SC): 243 mm
Porto Alegre (RS): 110 mm
Santa Maria (RS): 166 mm
Bagé (RS): 125 mm
Florianópolis (SC): 251 mm
Muita chuva
O mapa abaixo mostra a estimativa de chuva acumulada para o período entre 19 e 23 de janeiro de 2021, de acordo com o modelo de previsão de precipitação GFS
Na região do vale do Itajaí, do litoral norte de Santa Catarina, de Florianópolis, de Curitiba em todo leste do Paraná, no centro-sul paranaense e no Planalto Norte de Santa Catarina, o total de chuva acumulado nesse período pode ficar entre 100 e 150 mm. Isso significa que em poucos dias pode chover mais da metade da média de chuva normal para todo mês de janeiro nessas regiões
Modelo GFS : estimativa de de chuva no BR de 19 a 23 de janeiro de 2021
A chuva é volumosa principalmente nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 19, 20 e 21 de janeiro. A partir do dia 22 o tempo ainda fica úmido, mas a chuva já diminui de volume.
Leia também: Alerta para muita chuva nos próximos dias em SC, PR, MS e SP