Oferecido por
A chegada de uma frente fria ao litoral paulista combinada com a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, gerou fortes áreas de instabilidade sobre várias áreas do centro-oeste e sul do estado de São Paulo. Volumes de chuva extremamente elevados foram acumulados em poucas horas, com potencial para enchentes e grandes alagamentos em centros urbanos.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 155,2 mm de chuva na região de Iguape acumulados em 24 horas, entre 8 horas de 18 de janeiro e 8 horas de 19 de Janeiro.
Na região de Peruíbe, no litoral sul Paulista, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou aproximadamente 255 mm de chuva no centro da cidade em apenas 6 horas! Esse volume de chuva foi extremamente elevado e representa quase a chuva do mês de janeiro em poucas horas.
Confira outros volumes de chuva elevados registrados pelo Cemaden no sul do estado de São Paulo, no período de 24 horas, entre aproximadamente 8h30 do dia 18 e 8h30 de 19 de janeiro de 2021.
Peruíbe/ parque do Trevo: 223,1 mm
Itanhaém/ balneário Gaivota: 213 mm
Registro: 148,5 mm
Iguape/ rua major Rebello: 168,2 mm
Eldorado/ centro: 126,2mm
Cananéia/ centro: 125,3 mm
Miracatu /rua Waldemar Lopes: 115,1 mm
Imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostram nuvens muito carregadas (manchas em vermelho) sobre SP
Previsão
Nessa terça-feira (19) uma frente fria que atua no oceano, ao largo da costa sul do Brasil juntamente com a presença de áreas de baixa pressão entre o litoral sul de São Paulo e o interior, como indica a figura abaixo.
Muitas instabilidades vão se formar sobre toda a faixa que vai desde o Mato Grosso do Sul até o litoral. No litoral sul de São Paulo, no litoral do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, incluindo a costa norte catarinense e o Vale do Itajaí, a condição é mais crítica devido à umidade que chega do oceano. Já choveu muito nessas áreas e a previsão é de mais chuva.
Até sábado, há indicação de elevados volumes de chuva entre o sul de São Paulo e o nordeste de Santa Catarina. A previsão é de acumulados entre 150 e 200mm. Veja na imagem abaixo:
Os maiores volumes de chuva devem acontecer entre hoje e amanhã, dias 19 e 20 de janeiro como indicado abaixo.
Acumulado de chuva nesta terça-feira, dia 19 de janeiro
Desde o último fim de semana a chuva vem acumulando volumes significativos nessas áreas. Assim essa previsão de mais chuva volumosa até o dia 20/01 com risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Acumulado de chuva na quarta-feira, dia 20 de janeiro
Veja também: Chuva desta semana deve causar transtornos para SC e PR