Oferecido por
Belo Horizonte foi a capital mais seca do Brasil na quarta-feira, 20 de janeiro. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica de Santo Agostinho, a umidade relativa do ar às 15 horas em Belo Horizonte foi de 32%, com temperatura máxima de 29,5°C. Mas na estação automática da Pampulha, o menor nível de umidade no ar chegou aos 25% e temperatura chegou a 30,4°C.
A última chuva registrada na região de Belo Horizonte foi entre os dias 15 e 16 de janeiro. De lá para cá, a capital mineira teve dias com muito sol e calor, mas quase nada de chuva.
A capital mineira sentiu vários temporais na primeira quinzena de janeiro de 2021 e, na ponta do lápis, o total de chuva acumulado este mês já está muito próximo da média Climatológica. Entre os dias 1 e 20 de janeiro de 2021, a estação meteorológica de Santo Agostinho acumulou 303,4 mm, mas só choveu até o dia 16. Esse total corresponde a 92% da média climatológica de chuva para janeiro em Belo Horizonte, que é de 329 mm.
Por que o tempo secou?
Desde o dia 18 de janeiro, um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) se deslocou para a Região Sudeste do Brasil reduzindo as áreas de instabilidade sobre Minas Gerais, Espírito Santo e também sobre o estado do Rio De Janeiro. As pancadas de chuva ficaram escassas em todas as regiões mineiras, o que deixou o ar mais seco. Com a diminuição da chuva e da nebulosidade, e também sol tem aparecido forte por mais horas fazendo a temperatura subir.
Mas além disso, a última frente fria que chegou a Região Sudeste, não teve força para passar do litoral paulista e por isso não teve influência na região da grande Belo Horizonte.
Janeiro 2021 x janeiro 2020
O fato de não está chovendo tanto em janeiro de 2021 como em janeiro de 2020, não significa que alguma coisa errada está acontecendo com o clima na capital mineira. As configurações atmosféricas em janeiro de 2021 estão completamente diferentes do que foi observado em janeiro de 2020.
Janeiro de 2020 deu a Belo Horizonte a maior quantidade de precipitação já observada em um mês na capital mineira. o Instituto Nacional de Meteorologia registrou inacreditáveis 934,7 mm acumulados em 31 dias, mais de três vezes a média de chuva climatológica para janeiro, que é de aproximadamente 329 mm.
Este ano, a configuração média dos ventos nos altos níveis da atmosfera e o padrão de temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul não estão favoráveis a formação e permanência de corredores de umidade tão fortes como os que foram observados em janeiro de 2020.
Previsão para os próximos dias
Até o dia 25 de janeiro de 2021, a região da Grande Belo Horizonte terá muito sol, bastante calor, mas pouca chuva.
Uma massa de ar seco ganhou força sobre a Região Sudeste diminuindo a ocorrência de chuva em todos os estados. Com o ar mais seco vai ficar mais difícil o desenvolvimento das grandes nuvens e também de áreas de instabilidade também sobre o estado de Minas Gerais.
De forma geral, todas as regiões de Minas Gerais terão dias com sol, calor e pouca chuva até próxima segunda-feira , 25 de janeiro. Mas as condições para pancadas de chuva devem aumentar novamente na última semana do mês.