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Foto: Divulgação Harley Davidson
Apaixonados por moto sempre concordam em um aspecto. Ao pegar a estrada, o tour será baseado nas belezas por onde vai passar, seja por praias, montanhas ou cidades. Para a maioria dos motociclistas existem várias rotas especiais para chegar ao destino escolhido. Porém, não basta escolher o roteiro perfeito, precisa estar atento as condições de tempo e Clima.
A melhor época do ano é aquela que oferece a temperatura agradável com pouca chuva e vento. Mas nem sempre é assim. Não dá para mudar o tempo, mas com certeza, dá para ficar de olho na informação meteorológica e planejar sua viagem. Com isso em mente, separamos dicas para os motociclistas pilotarem melhor faça chuva ou faça sol. Dá uma espiada!
Chuva
Pegar chuva enquanto pilota não é um problema se você tiver tempo e um bom lugar para se secar quando terminar (e se não estiver muito frio). Mas, obviamente, não se molhar é sempre a melhor opção.
Para começar, invista em uma boa capa de chuva e você não vai se arrepender. Botas e luvas impermeáveis também são essenciais e não se esqueça de fechar tudo muito bem. Afinal, basta uma pequena abertura para você ter a sensação de estar ensopado.
A segurança é mais importante do que o conforto. Sob chuva, de olho na tração - com bons pneus, boa técnica e cuidado extra, não tem por que ficar com medo da chuva. Verifique se os pneus estão com a banda de rodagem certa para canalizar a água para longe de onde a borracha toca a pista.
Lembre-se de que a estrada fica mais escorregadia no início de uma tempestade, principalmente depois de um longo período de seca, quando a água remove o óleo da superfície da estrada. Evite o meio da pista, onde esse efeito é mais comum.
Faça tudo de forma mais gradual na chuva: acelerar, frear, virar. Vá mais devagar. Tente não reagir bruscamente. Mantenha distância de outros veículos. Tenha muito cuidado em superfícies escorregadias, como tampas de bueiros. Em um cruzamento de ferrovia, redobre a atenção para cruzar os trilhos o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. E, lembre-se de que andar na chuva é mais desgastante mentalmente.
Faça pausas frequentes e/ou tente parar mais cedo à noite. O descanso mental irá ajudá-lo a lidar bem com todos os desafios de pilotagem.
Vento
Ser surpreendido por um vento cruzado repentino ao andar de motocicleta pode assustar. Mas saber o que fazer nesse tipo de situação não precisa ser um bicho de sete cabeças. Seguem duas dicas básicas para lidar com rajadas de vento:
Primeiro, relaxe. Quanto mais você luta contra o vento, mais ele reage contra você. Não acelere; não desestabilize o guidão. Lembre-se dos princípios de contra-ataque. Se uma rajada de vento o atingir pela esquerda, incline-se para ela empurrando ligeiramente o guidão do lado esquerdo. Se o vento for constante, mantenha uma pressão constante, mas não exagere. Aplique pressão suficiente para neutralizar o vento e continuar seguindo em frente.
A segunda dica é ajustar sua posição na pista conforme a necessidade. Embora andar no terço esquerdo da pista seja uma regra boa, ela não funciona em toda e qualquer situação. Se, por exemplo, um vento constante vindo da direita faz você se sentir como se estivesse prestes a ser lançado no sentido contrário, dê a si mesmo uma pequena margem de erro cruzando no terço direito da pista. Mas, lembre-se de que, nessa posição os motoristas (principalmente de caminhões) à sua frente não conseguem enxergar você muito bem; por isso, aja com cautela.
Calor
No calor, além de ficar atento a manchas escorregadias de piche derretido, é preciso cuidar da temperatura do corpo e se manter hidratado. O estresse térmico e a insolação são questões sérias.
Hidrate-se: leve água e/ou bebidas esportivas com você e faça pausas frequentes para se hidratar. Em situações de calor extremo, beba mais do que você acha que precisa.
Refresque-se: usar uma bandana molhada em volta do pescoço ou sob o capacete pode fazer maravilhas. Mergulhar sua camiseta básica em água fria ou usar um “colete de hidratação” também pode ser uma grande ajuda.
Cubra-se: a pele nua sob o sol quente pode provocar mais do que uma queimadura solar. Embora seja bom expor braços e ombros ao vento, uma camiseta leve, de cor clara e sintética de manga longa ajuda a refletir a luz do sol e pode evitar que o corpo perca a umidade muito rapidamente.
Fique atento a sinais de estresse causado pelo calor: pare imediatamente se tiver sintomas como fraqueza, tontura, confusão, náusea e/ou problemas respiratórios. Refresque-se à sombra ou em algum lugar com ar condicionado e beba bastante líquido para se reidratar. Busque ajuda se os sintomas não amenizarem rapidamente e não volte até ter certeza absoluta de que se recuperou.
Finalmente, quando ao ar livre, evite o calor mais intenso, começando bem de manhã e terminando no fim de tarde.
Frio
Como andar de moto quando está muito frio lá fora?
Simples: se tem gente que anda de motocicleta para neve em temperaturas abaixo de zero, é claro que você pode pilotar sua motocicleta quando está fazendo 2°C, por exemplo. Obviamente, o segredo está em se agasalhar e se manter aquecido.
Vista-se em camadas que você pode retirar (ou adicionar) de acordo com a variação da temperatura. Comece com uma segunda pele de tecido térmico ou lã que afastará a umidade do corpo. Adicione uma camada (ou camadas) de lã e complete com uma camada corta-vento, impermeável e respirável.
Ao andar no frio, cuidado com aberturas, geralmente nos pulsos, tornozelos ou pescoço. Procure luvas corta-vento com fechamento no dorso para bloquear a entrada de brisa pelas mangas. Botas de cano alto são imprescindíveis. Capacetes fechados são excelentes no frio, e uma balaclava ou envoltório de pescoço manterá o queixo e pescoço protegidos.
Nem todo mundo gosta de andar com um para-brisa ou carenagem, mas esses itens podem fazer uma enorme diferença no frio. A Harley Davidson, por exemplo, uma marca com grande conceito no mundo possui uma grande variedade de opções de para-brisas para a maioria dos modelos de motocicleta, inclusive opções removíveis, que liberam a brisa quando o calor aumenta.
Andar no frio também significa ficar atento a manchas de gelo. Mesmo que a temperatura do ar esteja acima de zero, partes da estrada ainda podem estar congeladas. Redobre a atenção em pontes, em pontos escuros e em áreas baixas da estrada, onde a água pode se acumular, congelar e demorar mais para derreter. E lembre-se que o gelo na estrada às vezes pode ser invisível.
E, por último, roupas quentes como coletes, jaquetas, luvas ou até munhequeiras podem trazer conforto e estilo. Depois de usá-las uma vez, você nunca mais vai querer passar frio pilotando!
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