Oferecido por
O Reino Unido hospedará a COP26, em Glasgow, entre os dias 1 e 12 de novembro de 2021. À medida que se entra nesta década crítica de ação climática - e tendo como pano de fundo a pandemia da COVID-19 ainda em curso - esta cúpula está prestes a ser um dos eventos climáticos mais importantes desde o Acordo de Paris de 2015 e a América Latina representa uma parte importante desse cenário.
América latina: menor emissor, maior impactado
Os países da América Latina, apesar de não estarem entre os maiores emissores de gases de efeito estufa (representam aproximadamente 10% da emissão global), estão localizados nas regiões do globo terrestre que apresentam os maiores impactos derivados das mudanças climáticas. Justamente, é nesse grupo de países que está um dos maiores reservatórios de biodiversidade, água doce e potencial energético do mundo.
A área é um bloco de oportunidades. Tendo em vista tal conjuntura, como é possível construir um futuro mais sustentável, resiliente, com emissão zero de carbono e com uma transformação econômica que funcione para as pessoas e o planeta?
Isso não é uma tarefa simples, porém, também não impossível. É preciso um trabalho conjunto.
Governos precisam ampliar os níveis de ambição anunciando suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), e estas devem ser ambiciosas e feitas o mais rápido possível. Empresas, cidades e investidores devem manter o ímpeto e continuar divulgando seus dados ambientais, expandindo suas metas de redução de emissões com base na ciência para toda a sua cadeia de suprimentos e fornecendo cada vez mais energia renovável. Essas são algumas das ações a serem tomadas.
Conexão CDP 2021
O Conexão CDP 2021, Caminhos para Glasgow - ambição ambiental e papel da América Latina para COP 26, tem por objetivo trazer especialistas e apresentar um panorama de empresas, cidades e investidores para a região agora e para os próximos 10 anos; o papel de cada um para reverter os efeitos das mudanças climáticas e impedir um colapso ambiental global; e as oportunidades e próximas ações para cada setor.
Pela primeira vez, devido às circunstâncias, o evento será online, realizado no dia 10 de fevereiro das 14h às 16h (GMT-3, Brasília), com inscrições gratuitas e tradução simultânea de português e espanhol.
Agenda
14:05 – Abertura
Lauro Marins, Diretor Executivo, CDP Latin America e Sonia Consiglio Favaretto, Vice-Presidente do Conselho do CDP LA, Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil e Pioneira dos ODS para o Pacto Global.
14:10 – Painel Caminho para Glasgow, ambição ambiental e papel da América Latina para COP 26.
Participantes: Rodrigo Perpétuo, Diretor Iclei América do Sul; Francisco Suarez, Diretor de Equity Research | Cimento e construção, imóveis, infraestrutura, ESG-LatAm; Viridiana Hernández Torija| Gerente Divisional ESG - Sustentabilidade, Walmart México. Moderadora: Andreia Coutinho, jornalista
15:10 – Resultados obtidos pelo CDP no último ciclo de reporte com foco na América Latina e o reconhecimento de empresas e cidades A-List.
15:50 – Encerramento
Fonte: imprensa CDP
Leia e ouça também
Quanta água é usada para produzir coisas?
3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental