Oferecido por
Foto de Gean Carlos, Castanheira (MT)
Uma frente fria quase parada em alto-mar, ao largo da costa do Sudeste, juntamente com as condições da atmosfera superior, favorece a formação de um evento conhecido como ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Este sistema é um “canal” de convergência de umidade que traz a umidade disponível da Região Norte para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
"Normalmente esse canal de umidade atua entre 3 e 5 dias consecutivos provocando chuva volumosa no período de atuação", explica o meteorologista André Madeira.
A figura abaixo, indica a frente fria posicional ao largo do Sudeste e o posicionamento do evento de ZCAS previsto para os próximos dias.
Previsão para o fim de semana
Neste fim de semana, com a atuação da ZCAS, há risco de chuva volumosa entre o sul da região Norte do Brasil e o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste.
O mapa abaixo, indica a previsão de volumes de chuva acumulado para esse sábado (27). Vemos que uma faixa de maiores volumes de chuva se estende desde o sul do Amazonas ao litoral do Sudeste. A expectativa é de um dia de muita chuva em toda essa faixa.
Para o domingo, segue o indicativo de elevados volumes de chuva, por vezes forte, em Mato Grosso. Para Goiás, as áreas mais atingidas serão o oeste e o sul do Estado, como indicado abaixo.
No Sudeste as áreas de chuva mais volumosa se deslocam em direção a São Paulo. O Domingo vai ser de muita chuva no leste paulista, região que inclui o litoral e a Grande São Paulo.
A partir de segunda-feira, a expectativa é de que a chuva diminua de volume no Sudeste e no Centro-Oeste do país.