Oferecido por
O ar e o mar estão conectados e interagem o tempo todo. Os dois estão em contínuo movimento, mas em ritmos muito diferentes: a atmosfera é rápida, impulsiva; o mar também muda, mas lentamente. No mar, existe uma outra "atmosfera". Temos temperaturas diferentes, densidades diferentes, cores de água diferentes e lá no fundo tem um relevo.
Na atmosfera é o vento que leva e traz, que transporta as massas de ar, que leva o ar frio dos polos em direção à região equatorial para suavizar o calor. É o vento que mistura o quente com o frio, o seco com o úmido.
No mar são as correntes marítimas superficiais e profundas que fazem este transporte. As correntes e os ventos são os mensageiros do tempo e do Clima.
As correntes marítimas movimentam as águas dos oceanos e são determinantes para o clima na Terra. É a corrente do Golfo que leva calor para a Europa e ajuda a temperar o ar gelado que vem do Ártico.
O que são as correntes marítimas e como elas influenciam o clima no nosso planeta? Será que o oceano Atlântico Sul poderá esquentar a ponto de gerar furacões como o Atlântico Norte?
Para entender um pouco sobre esse fascinante e complexo assunto, o podcast O Clima entre Nós conversou com o professor Ricardo Camargo, pesquisador e professor no departamento de ciências atmosféricas da USP. Sua área de pesquisa principal é justamente a interação ar-mar.
Ricardo Camargo diz: “É oceano Atlântico que faz a conexão do polo sul com o polo norte.”
A figura abaixo é sugerida por ele durante o podcast para entender as conexões oceânicas.
Representação da circulação de revolvimento meridional do Atlântico
Você pode ouvir o podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e ainda no Youtube.
Boa escuta!
Ouça também:
Clima no Brasil no outono de 2021
Entenda o clima da sua geladeira