Oferecido por
Cheia do Rio Negro em 2014, fonte: Prefeitura de Manaus
As fortes chuvas que tem ocorrido desde o início do ano de 2021 fizeram com que o nível do Rio Negro no Amazonas subisse. Atualmente, o ponto de registro em Manaus está em transbordamento. Se o ritmo de elevação continuar é possível que a cota histórica, de quase 30m observada em 2012, seja ultrapassada.
Desde o início do ano de 2021, a Região Norte do Brasil tem recebido grandes volumes de chuva. Para termos uma ideia, a cidade Manaus já teve cerca de 1.300mm entre janeiro e abril, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse valor corresponde a pouco mais da metade da média de chuva anual da região.
Segundo informações do Serviço Geológico do Brasil, o nível atual do rio é de 27,9m, cerca de 40cm acima da cota de transbordamento. A previsão da Climatempo indica que ainda há condições para mais chuva na região até o fim do mês de abril e ao longo de maio, o que ainda favorece a elevação do nível do Rio Negro.
Até o momento, a maior cheia na região ocorreu no ano de 2012, quando o nível do Rio Negro atingiu 29,97m.
Mas por que tem chovido tanto?
A resposta para tanta chuva está no lado oeste do continente sul-americano. As águas do Oceano Pacífico estiveram mais frias que o normal desde o final do ano de 2020, o que caracterizou a formação do fenômeno climático La Niña. E uma das consequências desse tipo de condição atmosférica, é facilitar a aproximação de sistemas que provocam chuva na Região Norte do país, como a Zona de Convergência Intertropical e a Alta da Bolívia, por exemplo.
Vale ressaltar que no ano de 2012, em que o Rio Negro atingiu sua cota histórica de transbordamento, também havia a ação da La Niña.