Oferecido por
Convidados do podcast O Clima entre Nós (da direita para a esquerda): Annibal Hetem, Pedro Leite da Silva Dias, Ricardo Camargo e Ivo Karmann
Desde os anos 1970, celebramos o Dia Internacional da Mãe Terra em 22 de abril , data oficializada pela ONU em 2009, mas que antes disso já tinha se tornado simplesmente o Dia da Terra. Neste dia, em especial, somos convidados a refletir sobre o que é nosso planeta Terra, a tomar consciência da ameaça à sua biodiversidade, sobre sua saúde, perceber o que nós, os seres humanos “soberanos” sobre a Terra estamos fazendo (ou deixando de fazer) para mantê-la sustentável. O “sua” pode ser trocado por “nossa”, afinal, a Terra é nossa morada neste vasto mundo cósmico. Então, a tomada de consciência é pela nossa saúde, pela continuidade da nossa vida.
O planeta Terra não é um, mas várias Terras conectadas, interdependentes. Uma Terra que é parte sólida, líquida e gasosa, que se autorregula, mas que vem sofrendo interferências humanas tão profundas, que já está começando a perder a auto sustentação em alguns aspectos. No fim de 2020, pela primeira vez na história da humanidade, a massa de objetos criados pelo homem superou a biomassa viva.
É com este espírito de unidade que o podcast O Clima entre Nós convidou cientistas de diferentes áreas para darem sua visão sobre o planeta Terra. Cada um lida com uma parte da Terra: a água, a rocha, ou o ar e uma visão externa, do ponto de vista do espaço cósmico, onde nosso planeta é um pontinho entre bilhões e bilhões de estrelas.
Na ordem em que aparecem no podcast, nossos convidados foram:
Pedro Leite da Silva Dias, matemático de formação, com atuação acadêmica na área de Ciências Atmosféricas. Atualmente, Pedro Dias é diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.
Annibal Hetem, físico de formação, com doutoramento e pesquisas na área da astrofísica. Atualmente, Hetem é docente da Universidade Federal do ABC no curso de Engenharia Aeroespacial
Ricardo Camargo é físico de formação, com mestrado em oceanografia e doutorado em meteorologia. Atualmente Ricardo Camargo é pesquisador e professor no departamento de Ciências Atmosféricas da USP.
.
Ivo karmann é geólogo de formação e desenvolveu sua carreira acadêmica com pesquisas na área de geologia de cavernas e seus registros paleoclimáticos e ambientais. Atualmente é professor associado do Instituto de Geociências USP
Caro ouvinte e leitor, estamos encrencados e você vai entender depois de ouvi-los. A partir de agora, faça de todos os dias o Dia da Terra, da nossa casa, da nossa saúde. Marte está longe e ainda não é garantia de nada.
Você pode ouvir o podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo e nas principais plataformas de áudio da web e também no Youtube
Boa escuta!
E ouça e leia também
Teleconexões para entender nosso clima
O ar, o mar e o clima da Terra