Oferecido por
O projeto O Clima Que Queremos em parceria com o Climatempo quer aproveitar o aumento de eventos online para ajudar quem quer aprender mais sobre mudanças climáticas e ecologia. A cada duas semanas, sempre às segundas-feiras, indicaremos cursos, seminários e oficinas gratuitas sobre ciência, meio ambiente, energias renováveis e sustentabilidade.
Neste maio, mês das mães, as mulheres estão em destaque em muitas iniciativas, e há eventos sobre legislação ambiental, energia solar e astronomia. Aproveite e fique atento às datas das inscrições.
Energia Solar no telhado
Você já pensou em colocar placas solares na sua casa? Mora em uma comunidade e acha que a energia do sol poderia garantir segurança energética para as famílias mais pobres? Tem uma empresa e gostaria de reduzir a conta de luz produzindo sua própria eletricidade? Então você precisa assistir ao webinar "Entendendo a geração distribuída e as perspectivas regulatórias", que será promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na próxima quinta-feira (13/05).
Organizado pela Comissão Especial de Direito da Energia da OAB São Paulo, o evento, aberto ao público, contará com especialistas de universidades do Brasil e do exterior e de empresas para discutir como esse setor é regulamentado hoje e quais as mudanças em discussão no Congresso.
Neste link você encontra a programação completa e o link para inscrição.
Como viver uma vida mais sustentável?
Quer começar a incorporar a sustentabilidade no seu dia-a-dia e a entender por que esse assunto está tão em alta? Então esse curso foi feito para você. Idealizado pela Ecouniversidade, a formação será lançada no dia 21/05, é gratuita e voltada ao público leigo. Os quatro módulos de aula foram gravados, então você pode assistir no seu ritmo no prazo de 4 meses.
As primeiras aulas explicam a atual crise climática global e suas causas e como toda a natureza, incluindo a espécie humana, forma um sistema de interdependência permanente. O curso também aborda medidas práticas, sobre como fazer uma composteira e uma horta em casa, e termina indicando formas concretas de se engajar na defesa do ambiente.
Inscrição e informações, clique aqui.
Clima e Eleição
Para proteger o meio ambiente, as autoridades precisam aplicar a lei, mas muitas vezes os servidores públicos responsáveis por interpretar a legislação não estão plenamente informados. É com o espírito que o projeto Clima e Eleição está promovendo um curso para aprofundar a formação em meio ambiente dos gestores públicos municipais do Estado do Pará.
A aula Inaugural ocorre na próxima segunda-feira (17/05), às 19h, e será ministrada por Patrícia Menezes, técnica ambiental da prefeitura de Barcarena (PA), integrante do grupo de pesquisa Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade Urbana, Rural e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande e Co-fundadora da Rede ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Brasil. A conversa será mediada por Micaela Valentim da ONG Ame o Tucunduba.
Para realizar o curso, é necessário se inscrever previamente neste link.
Astrominas
Quando o assunto é meio ambiente e mudanças climáticas, não tem jeito, os cientistas são os protagonistas. Mas infelizmente, ainda há poucas mulheres cientistas no Brasil em temas como Astronomia, Física e Oceanografia, áreas fundamentais para o estudo de temas ambientais.
Foi pensando em como aproximar as mulheres, sobretudo as mais jovens, desses setores da ciência que a Universidade de São Paulo criou um curso com 600 vagas para meninas de 14 a 17 anos de todo o Brasil, sendo 20% para estudantes pretas, pardas e indígenas, 60% para alunos de escola pública e 20% para alunos da rede privada. Ao longo de três semanas, as jovens participarão de experimentos, elaboração de murais, rodas de conversa, debates sobre universidade e ainda palestras de Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Oceanografia, Matemática, Física, Geociência e Química.
As inscrições vão até 7 de junho, e a seleção ocorrerá por meio de um sorteio, no dia 11 de junho, que será transmitido ao vivo. As atividades começam no dia 28 de junho e terminam em 23 de julho.
Todas as informações estão no site do Projeto Astrominas
Cidade das Mulheres
E por falar em protagonismo feminino, estão abertas as inscrições para o Curso "Cidade das Mulheres", promovido pela prefeitura de São Paulo. Este é o primeiro curso da Escola Feminista de Política e Políticas Públicas e tem como objetivo promover a formação de redes entre mulheres interessadas em política, sustentabilidade e direito à cidade. O curso é introdutório, por isso não é necessário nenhum conhecimento prévio, e haverá emissão de certificado. As inscrições estão abertas até o dia 16/05 aqui.
Saiba mais em iniciativabrasilianas.org/cidade-das-mulheres.