Oferecido por
Foto: Caraguatatuba - praia Martim de Sá (SP) por Fernanda Rafael 23-4-2021
A imagem de satélite abaixo indica a presença de um ciclone extratropical associado à frente fria que na manhã dessa terça-feira, dia 11 de maio, avança pelo Sul do Brasil em direção ao Sudeste. O ciclone extratropical é indicado pelo centro de baixa pressão, com valor estimado de 984hPa.
De terça (11) para quarta-feira, dia 12 de maio, a frente fria avança para o Sudeste do Brasil mudando o tempo em São Paulo e o ciclone extratropical, ainda atua em alto mar ao largo da costa da Argentina.
Como indicado na figura abaixo o ciclone provoca vento intenso sobre o oceano, o que forma as ondas que nos próximos dias chegam às praias do Sul e do Sudeste do Brasil.
Mar agitado
Como indicado abaixo já na tarde de quarta-feira (12), o mar fica agitado nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ondulação é de sul e a altura das ondas chega a 2,5m. À noite a altura das ondas aumenta também no litoral do Paraná e nas praias de São Paulo.
Na quinta-feira, dia 13 de maio, predomina a ondulação de sul em toda a faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio De Janeiro.
As ondas ainda chegam a 2,5m de altura na costa sul catarinense. No litoral do Rio Grande do Sul, ondas entre 1,5 e 2 metros e no litoral do Paraná ondas entre 1 e 1,5m de altura.
O mar cresce nas praias do Sudeste, com ondas de até 2 metros no litoral de São Paulo e por volta de 2,5 metros no litoral do Rio de Janeiro.
style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/05/7a7bc96f6a3ef3746f0e45830b4dbd40.jpg" alt="Imagem4" width="526" height="476" />
A partir da manhã de sexta-feira (14), a tendência é de diminuição da altura das ondas no litoral da Região Sul e do Sudeste.