Oferecido por
Foto: Monte Verde (MG), por Nelson Pacheco
A combinação da presença do ar frio de origem polar com o céu limpo, praticamente sem nuvens, deixa as noites e o amanhecer mais frios na Região Sudeste. É isso que explica as temperatura mais baixas observadas na madrugada e amanhecer desta quarta-feira em todos os estados da Região. Várias áreas de São Paulo e de Minas Gerais registraram menos de 10°C.
Menos de 10°C em SP e em MG
A temperatura baixou mais na madrugada desta quarta-feira em todos os estados da Região Sudeste, mas o frio foi mais acentuado em áreas do interior de São Paulo e do centro-oeste e do Sul de Minas Gerais que registraram menos de 10°C.
Confira algumas baixas temperaturas observadas nas estações automáticas do INMET em Minas Gerais e em São Paulo às 7h de 19/5/2021:
Maria da Fé (MG): 5,0°C
Monte de Verde (MG): 2,9°C
Rancharia(SP): 5,2°C
Águas Vermelhas (MG): 9,9°C
São João Del Rei (MG): 10,0°C
Passos (MG): 10,0°C
Patrocínio (MG): 9,5°C
Pradópolis (SP): 10,2°C (parou às 06h)
Bambuí (SP): 10,1°C
Barbacena (MG): 10,6°C
Passa Quatro (MS): 9,6°C (parou às 06h)
Ituverava (SP): 10,5°C
Ar seco
Mais ar frio de origem polar se espalhou sobre o Sudeste do Brasil com a recente passagem de uma frente fria, mas que quase não trouxe chuva. Esta frente fria já está afastada em alto-mar, na altura do litoral do Espírito Santo.
Além de baixar a temperatura, o ar frio polar também reduz o nível de umidade no ar. Com a presença do sol desde cedo, após o amanhecer frio, o ar esquenta rapidamente e faz até um pouco de calor à tarde. É nas horas mais quentes do dia que a umidade relativa do ar fica mais baixa. Muitas áreas do centro, oeste e norte de São Paulo e do centro-oeste e noroeste de Minas Gerais devem passar várias horas desta quarta-feira com níveis de umidade entre 20% e 30%, ficando em uma situação de atenção para o ar muito seco.
Tanto o ar muito seco como ar muito úmido fazem mal para a saúde. Fique atento nos próximos dias porque a secura do ar tende a aumentar. Quem já tem problemas respiratórios e alérgicos crônicos poderá sentir maior desconforto.
Quando volta a chover no Sudeste?
O tempo seco e com grande amplitude térmica vai predominar na Região Sudeste nos próximos dias. Mudanças no tempo voltam a ocorrer em parte da Região com a chegada de uma frente fria e a expansão de áreas de instabilidade no próximo fim de semana.
O estado de São Paulo volta a ter pancadas de chuva no sábado, 22 de maio. No domingo, 23, algumas áreas no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no Sul Fluminense também poderão ter pancadas de chuva.
É possível que chova um pouco no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo só a partir da terça-feira, 25 de maio.