Oferecido por
Neste final de semana, a temperatura vai subir um pouco. Mas, o destaque é sobre o final do mês de maio que termina gelado com previsão de muito frio também para o início de junho.
Na figura abaixo indicamos a temperatura mínima no próximo sábado, dia 22. A previsão é de temperaturas bem amenas.
O mapa abaixo indica a previsão de temperatura mínima para a próxima terça-feira, dia 25 de maio. Deve ser a madrugada mais fria.
Onda de frio
A onda de frio vai provocar diminuição da temperatura também no Sudeste e no Centro-Oeste e há previsão também de mais uma ocorrência do fenômeno da friagem (que ocorre quando as massas de ar polar provocam queda de temperatura) no Norte do Brasil. Há previsão de resfriamento no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
A figura abaixo mostra a previsão de temperatura mínima no dia 22/05 e no dia 25/05.
Previsão de temperatura mínima no dia 22 de maio
Previsão de temperatura mínima no dia 25 de maio
Ar polar mais intenso do ano
O que provoca toda essa diminuição da temperatura é uma massa de ar frio com intensidade moderada a forte. Essa massa de ar frio será a mais intensa do ano até agora. Esse sistema, acompanha a frente fria que no fim de semana provoca chuva no Sudeste do Brasil.
Condições para chuva aumentam em SP no fim de semana
A previsão é de que na terça-feira, dia 25 de maio, o centro da massa de ar, representado abaixo pelo sistema de alta pressão se desloque pelo Sul do Brasil provocando todo o frio.
A figura acima mostra a posição do ciclone extratropical que neste fim de semana vai provocar ventania no Sul já se afastando em alto-mar
Novo ciclone extratropical traz vendaval ao Rio Grande do Sul
Geada
A massa de ar frio que chega na semana que vem é forte. Vai provocar queda de temperatura já a partir do domingo, dia 23/05, no Sul do Brasil. Até a terça-feira (25/05), a previsão é de que o frio só aumente. Com a queda de temperatura e com as madrugadas geladas, a previsão é de geada já na segunda-feira, dia 24 de maio.
Na madrugada de terça-feira (25), a geada se espalha por quase todo o interior do Sul do país e há indicativo de formação de geada também no sul de São Paulo, com risco baixo. Até o fim da semana que vem a previsão ainda indica noites e madrugadas frias, ainda com risco de geada, mas aos poucos o frio vai perdendo intensidade.
Mais frio na virada do mês
No fim do mês, os modelos de previsão do tempo estão indicando a chegada de mais uma onda de frio, como indicado abaixo.
A previsão é de que essa onda de frio da virada do mês seja mais intensa do que a esperada para a semana que vem. Os modelos meteorológicos estão indicando frio intenso, muita geada no Sul e geada também no Sudeste e no Centro-Oeste, como indicado abaixo.
Nos próximos dias e durante a semana que vem, vamos acompanhar as novas rodadas dos modelos meteorológicos. Vamos indicar aqui em nossos destaques se essa tendência se confirma ou não. Você pode acompanhar na área de notícias na home do site.