Oferecido por
Um novo ciclone extratropical começou a se organizar na sexta-feira, 21 de maio, a partir de uma área de baixa pressão atmosférica que se formou no extremo sul do Brasil. Neste domingo, 23 de maio, o sistema está com o centro no mar, próximo ao Uruguai e a Argentina, mas continua ventando em áreas do Brasil.
Ciclones com menos de 1000 hPa são considerados perigosos, pois têm potencial para provocar ventania.
Pelo deslocamento esperado para os próximos dias, o vento forte deste ciclone extratropical não terá efeito perigoso no litoral do Paraná e nem da Região Sudeste.
Previsão para domingo, 23 de maio
No decorrer do domingo, as rajadas de vento são intensas no sul e sudeste do Rio Grande do Sul e nas serras Gaúcha e Catarinense, podendo alcançar velocidades entre 80km/h e 100km/h. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e no sul e leste catarinense, as rajadas ficam entre 60km/h e 80km/h.
Posição do ciclone extratropical em 23/5/2021
Previsão para segunda-feira, 24 de maio
Na segunda-feira, dia 24 de maio, com o ciclone se afastando do continente, a previsão é de que o vento diminua de intensidade no decorrer do dia. Porém, na madrugada e ao amanhecer, o vento ainda deve soprar com moderada a forte intensidade no sul e leste do Rio Grande do Sul e na região da Serra Catarinense e no Planalto de Santa Catarina, entre 60km/h e 80km/h. No leste de Santa Catarina e do Paraná as rajadas ficam em torno dos 50km/h.
Mar agitado
O ciclone extratropical provoca vento intenso sobre o oceano, o que deixa o mar agitado e forma grandes ondas. Já na tarde de domingo (23), estas ondas chegam ao litoral do Rio Grande do Sul deixando mar agitado.
Estimativa das ondas nos dias 23 e 24 de maio de 2021 (modelo WW3)
Na segunda-feira, dia 24 de maio, as ondas aumentam de tamanho no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Nas praias gaúchas e do sul catarinense, a ondulação do mar e de sul-sudoeste a sul, com ondas por volta de 2,5m de altura.
Há risco de ressaca entre o litoral do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.