1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Junho começa com frio intenso no Sul do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Junho começa com frio intenso no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Após a passagem de uma frente fria neste fim de semana, uma nova massa de ar polar ainda mais intensa vai chegar ao Sul do Brasil. Essa promete ser a mais intensa de 2021, até o momento.

 

Maio termina com frio intenso e primeiros dias de junho serão gelados

A massa de ar polar começa a entrar no Rio Grande do Sul no sábado, 29 de maio, e já provoca queda de temperatura. Porém, é a partir de domingo que o frio deve ser mais intenso,  pois o centro da massa de ar polar (que é a região mais fria) estará sobre a Região Sul, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a subsidência do ar.

 

O Sul do Brasil será o mais influenciado pelo sistema, mas o frio também será destaque em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Novos recordes serão batidos e eventos de geada serão observados em amplas áreas do Sul, no entanto, os modelos meteorológicos não indicam até o momento a possibilidade de neve ou de chuva congelada na Região.

 

Você sabe o que é geada?

 

As temperaturas voltam a ficar muito baixas, com mínimas previstas abaixo dos 3°C nos pontos mais altos do Sul, como a região de São Joaquim, em Santa Catarina. Nas capitais, novos recordes de frio poderão ser registrados. 

 

A partir de quinta-feira, 3 de junho, a tendência é que a massa de ar polar se afaste, e as temperaturas entram em gradativa elevação no fim da semana. 

 

Continue atento nas atualizações ao longo dos próximos dias!

 

Veja também: Frio faz superfície de lago ficar congelada em SC

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias