Oferecido por
Foto: Itajaí - SC, por Stefanie Tozzo
Um ciclone extratropical que a partir desta terça-feira (01) atua no oceano, ao largo da costa da Argentina provoca vento intenso sobre o mar. A figura abaixo mostra a configuração prevista dos sistemas meteorológicos atuantes no no cone sul do continente na tarde de quarta-feira 2 de junho.
Notamos a presença do ciclone ao largo da costa argentina com centro de baixa pressão estimado em 982hPa. A atuação deste ciclone provoca vento forte sobre o oceano.
Mar agitado
O vento soprando intenso e persistente sobre uma extensa superfície oceânica, como indicado acima, forma o trem de ondas que a partir da madrugada de quinta-feira (03) começa a influenciar de forma mais significativa o litoral do Rio Grande do Sul e as praias do sul de Santa Catarina.
A altura das ondas no litoral gaúcho podem variar de 2,5 a 3,5m e no litoral sul de Santa Catarina as ondas ficam em torno dos 2 metros de altura, já na quinta-feira.
Altura significativa e direção das Ondas - Quinta-feira 03/06/2021
Na sexta-feira (04) no litoral gaúcho e catarinense a altura das ondas fica em torno dos 2m a 2,5 m.
Altura significativa e direção das Ondas - Sexta-feira 04/06/2021
A partir do sábado (05) a tendência é de diminuição da altura das ondas, no Rio Grande do Sul a altura pode chegar a 1,5m e no litoral catarinense, varia de 1,5 a 2 metros.
Altura significativa e direção das Ondas - Sábado 05/06/2021