Oferecido por
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho. A data foi instituída em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio De Janeiro. Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data.
A Década da Ciência Oceânica está começando
O ano de 2021 marca o início da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, um movimento global liderado pela ONU que pretende reunir os cientistas, empresários, ativistas ambientais e toda a sociedade em um grande esforço para aprofundar o entendimento das relações do oceano com a vida humana e o meio ambiente.
Dia mundial do oceano - 8 junho
O bem-estar de todos os seres vivos do planeta Terra depende da saúde dos oceanos, pois eles regulam o Clima. São os oceanos que absorvem uma porção substancial do dióxido de carbono que os seres humanos lançam na atmosfera e que causam o aquecimento global. Saiba mais sobre a relação do mar com o clima da Terra.
As “zonas mortas”, regiões sem oxigênio e que são abandonadas pelas espécies marinhas porque não oferecem sobrevivência - quadruplicaram em alto-mar em 50 anos. O relatório de 2019 do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) revelou que o aquecimento do oceano mais do que dobrou desde 1993, na comparação com a situação de 25 anos antes.
A exploração excessiva dos oceanos, pesca predatória, acidificação, elevação do nível do mar (uma ameaça direta a 65 milhões de pessoas que vivem em ilhas), aumento da temperatura, a poluição da água são apenas alguns exemplos de uma extensa lista de problemas que os oceanos enfrentam hoje e causados pelas atividades humanas.
Os oceanos estão emitindo o S.O.S e chegou a hora de todos nós nos envolvermos para ajudar a recuperá-los e protegê-los. Nossa vida depende do mar e ele está ficando doente.
Saiba mais sobre a Década do Oceano e venha fazer parte da #geraçãooceano. Junte-se à #OceanDecade !
É o oceano que precisamos para o futuro que queremos
Ao longo deste ano, você poderá acompanhar vários eventos sobre a Década da Ciência Oceânica. Nesta terça-feira, dia 8, a jornalista Paulina Chamorro será a mediadora de um debate sobre o mar os desafios regionais do Brasil na Década do Oceano.
Saiba mais sobre a Década dos Oceanos nesta cartilha lançada pela UNESCO